Conheça os semifinalistas do Bacardí Legacy 2017/2018

bacardí legacyNa segunda feira, 30 de outubro, 10 bartenders classificados para a semifinal do Bacardí Legacy 2017/2018 se apresentarão com seus coquetéis autorais para disputar as 3 vagas disponíveis para a grande final da competição.

Mixology News, veículo oficial do Bacardí Legacy 2017/2018, transmitirá na fanpage do facebook , ao vivo e online, toda a semifinal nesta segunda feira, a partir das 15:00. Não perca. O Bacardi Legacy é a grande oportunidade dos bartenders deixarem através do seu drinque de assinatura um legado na coquetelaria global.

Neste primeiro post, conheça 5 dos 10 semifinalistas e suas respectivas receitas.

Conheça aqui os demais semifinalistas do Bacardi Legacy 2017/2018

Leo Nogueira
leo nogueira

Foi no Bacardí Legacy que o bartender Leo Nogueira se aventurou pela primeira vez em campeonatos. À frente do balcão do La Champagneria em Curitiba/PR, é provavelmente quem tem a carreira mais jovem entre todos os competidores pos ainda não completou um ano de profissão.

O que não quer dizer que tenha paladar menos apurado do que a média, visto que seu drinque de assinatura o Estado del Arte é uma proposta extremamente delicada de sabores complexos e com personalidade.

estado del arte

A sua receita harmoniza Bacardi Oro, St. Germain, Campari, Peychauds bitter,  Cava (ou espumante) Brut Rose com guarnição de flores brancas.

De acordo com Leo: “O coquetel é um tributo ao estado da arte. Ao ápice do desenvolvimento tecnológico e representação artística, expressando os princípios de excelência, ímpeto e atemporalidade através dos ingredientes selecionados. Optei desde o início utilizar aqueles que não são muito comuns entre coquetéis clássicos, principalmente em conjunto, para atingir um resultado original e expressivo.” conclui o bartender.

Mário Oliveira

mario oliveiraMario Oliveira
 é o bartender mais jovem desta semifinal. Ao longo dos seus 22 anos, já cumpriu mais metas do que a grande maioria dos bartenders brasileiros.

Ao completar 18 anos, foi integrado à equipe de bar de nada menos do que Mestre Derivan, no Bar Número. Anos depois, seguiu sua jornada para uma breve passagem pelo G&T Bar, ambos no bairro dos Jardins, em SP.

Atualmente, é chefe de bar do Nakka, restaurante japonês Nakka onde tem a
oportunidade de executar carta criada pela bartender Jéssica Sanchez, do Vizinho (RJ). Seu coquetel, batizado de Bresa, é inspirado no conto “Tesouro de Bresa”, uma história onde um alfaiate pobre que se torna uma figura influente através da busca por tesouro baseando-se em um livro cheio de cálculos e escrito em vários idiomas.

Para Mario, Bresa é calculado sensorialmente para conquistar quem o bebe. A combinação de  Bacardi 8 Años, St. Germain, limão siciliano fresco, shrub de mel e clara de ovo pasteurizada possui os pontos necessários para se tornar o novo clássico. Fácil de reproduzir, saboroso, possui boa história e tem grande personalidade. bresa

Royter Correia

royter correiaO jovem bartender Royter Correia é atualmente responsável pela operação do Barê em São Paulo. Iniciou no bar no balcão do Momotauro, mas foi no Barê que conseguiu se desenvolver na coquetelaria.

Empolgado com competições de coquetelaria, entende que é uma boa fonte de aprendizado e conhecimento e assim vem conquistando boas participações por onde passou.

Para se inspirar no Bacardí Legacy, Royter foi buscar na história da família Bacardí as respostas para criar o seu Persevere.

persevere

Segundo o bartender “me inspirou na incrível história da família Bacardi, que se superou no passar dos anos mesmo passando por extremas dificuldades sempre dando a volta por cima e se superando e hoje é a principal marca do planeta”.

Sua receita de assinatura mistura sabores potentes com outros sabores florais e harmoniza Bacardi 8 anos, Martini Extra Dry, St Germain, Fernet, bitter aromático e água de flor de laranjeira.

Vinicius Gomes

vinicius gomesVinicius Gomes é um dos mais veteranos bartenders dessa competição, se é que podemos chamar de veterano um jovem de 28 anos, numa competição com 25 anos de média de semifinalistas.

Atualmente a frente do HighLine Bar – São Paulo/SP como consultor de bar, Vinícius esteve nos balcões do Riviera Bar e Beato em dupla com Kennedy Nascimento.

Como inspiração na sua receita, Vinícius buscou nos hábitos dos morcegos (eterno mascote de Bacardí) para descobrir que eles possuem o poder de polinizar frutos, plantas e principalmente flores.

vespertilio

Vinicius afirma que “não a toa escolhi um drinque com perfil floral, minha ideia é que a Bacardí polonize meu drinque ao ponto de torná-lo um grande clássico mundial.” conclui o bartender. Vespertilio é um sour equilibrado com notas florais mais evidentes.

A combinação de Bacardi Carta Blanca, St Germain, limão siciliano, água de flor de laranjeira e xarope de açúcar trazem frescor, acidez e leveza ao drinque.
Um ponto interessante em relação às receitas semifinalistas é a quantidade de competidores que escolheram usar licores florais, principalmente St. Germain, licor francês à base de flor de sabugueiro. Outra tendência foram os vinhos e vermutes, cada vez mais presentes nas receitas.

Zé Swaiger

ze swaigerO bartender Zé Swaiger do Hotel Nomaa – Curitiba/PR é o único representante de bares de hotéis nessa semifinal. Com 25 anos e quase uma década na profissão de bartender, se viu na capital paranaense aos 18 anos quando se mudou, do interior para Curitiba.

Trabalhou em algumas casas até assumir o bar do Hotel Nomaa e dar continuidade ao seu trabalho. Zé Swaiger acredita que “grandes clássicos surgiram em hotéis e neles foram bebidos.” e esse pode ser um grande diferencial da sua receita em relação aos competidores.

grand cru“Eu queria um coquetel que me representasse; um reflexo de todo o trabalho e da harmonia que sinto quando estou atrás do balcão de um hotel. Queria um coquetel com sabores mundiais e imponentes, com a identidade clássica de um clássico.” conclui o bartender.

Dessa forma criou o Bacardí Grand Cru, uma elegante harmonização de Bacardí 8 Años, vinho colheita tardia branco Sauternes Late Harvest, vermute seco branco, Angostura Bitters, pitada de sal, laranja flambado.

Completando os time de semifinalistas Ed Amorim do Restaurante Janga, Maceió, AL, Eugênio Baggiotto do Bar do Pingo, Santa Maria, RS,  Ernesto “Nica” Elizondo do Riviera Bar – São Paulo, SP, Felipe Leite do Bar do Jiquitaia Jonny Paes do NOSSO Ipanema contam um pouco da história dos seus drinques autoriais no post abaixo.

Conheça aqui os demais semifinalistas do Bacardi Legacy 2017/2018

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!