Conheça os semifinalistas do Bacardi Legacy 2018/2019

Na continuação do primeiro post, completamos a lista dos 10 semifinalistas e suas respectivas receitas. Na sequência, divulgaremos o perfil e as receitas dos demais finalistas.
Na segunda feira, 05 de novembro, 10 bartenders classificados para a semifinal do Bacardi Legacy 2018/2019 se apresentarão com seus coquetéis autorais para disputar as 3 vagas disponíveis para a grande final da competição.
O Bacardi Legacy é a grande oportunidade dos bartenders deixarem através do seu drinque de assinatura seu legado na coquetelaria global.

Anderson Santos

O bartender Anderson Santos, é um típico carioca da gema, do subúrbio da cidade com seus 28 anos de idade vividos em plena cidade do Rio de Janeiro.

Antes do balcão, Anderson Santos servia conhecimento nas salas de aula.

Era professor de geografia e acumulava a produção de eventos como ocupação paralela às salas de aula.

Então o professor de geografia se apaixonou pelo mundo das coqueteleira e foi parar no recém inaugurado balcão do Nosso Ipanema aproximadamente dois anos atrás.
Foi trabalhando em consultorias ao lado de Tai Barbin que a carreira no balcão começou a ganhar mais forma. Foram diversas casas na Bahia, Angra dos Reis e no Rio de Janeiro.

O Sorriso de Amália é um coquetel equilibrado com Bacardí Carta Blanca como rum base, além de vermute rosso italiano, jerez fino, bitter de laranja.

Drinque mexido e servido em uma taça coupé com um cubo grande de gelo, é finalizado com uma casca de laranja bahia.

Andrea Koga


Com formação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Paraná e bagagem de quase uma década nesta área, Andrea Koga foi descobrir sua paixão pelo bar durante a faculdade.

Em 2017, à convite de uma amiga cozinheira, recebeu a proposta de abrir um bar com motivos nipônicos e surgiu assim o Nomiya, que significa “casa de beber” em japonês. Foi dessa forma que durante um ano intenso de trocas de conhecimentos, Andrea assumiu as coqueteleiras de vez.

Tal qual os orientais, Andrea entende que a hospitalidade é ponto essencial para um bom bar, pois assim como o ritual da cerimônia do chá, a prática como anfitriã é o que Andrea busca como bartender.

“Receber os “convidados” de maneira atenciosa proporcionando a sensação de acolhimento, e trazer a atenção de pertencimento para o momento presente.” afirma ela.

Seu drinque de assinatura, Maggie, é equilibrado no paladar e combina Bacardí Carta Oro, shrub de pêra, limão tahiti, flor de sal, bitter de laranja e aquafaba.

Para o Maggie, Andrea sugere servir em um copo baixo, ou on the rocks, como queira. É um coquetel batido com gelo e coado para o copo com um cubo de gelo grande. Finalize com fatias finas de pêra frescas.

Andreia Oliveira


Andréia Oliveira é mais uma das surpresas dessa edição do Bacardí Legacy 2018/2019. Natural de Pato Branco, no interior do Paraná e há quase uma década residente na capital Curitiba a jovem bartender de 26 anos se diz uma apaixonada pela sua carreira de bartender.

Andréia soma-se à Michelly Rossi e Andrea Koga para chegar à maior participação feminina em uma etapa semifinal do Bacardí Legacy.

Neste ano, foram três mulheres que conquistaram a vaga e a aumentaram e muito a chance de conquistar o prêmio nacional.

Trabalha no ramo de bar desde 2016 em bares como Armazém Urbano, Bar Boulevard, CM Studio Bar e atualmente é bartender do Nou Nikkei Cuisine.

Sua receita de assinatura, Pérola Negra, é uma intrigante combinação de Bacardí Reserva 8 Años, Martini Extra Dry, Cynar, Absinto e cerveja stout.

Para preparar a receita, Andreia optou por colocar todos os ingredientes em um mixing glass e mexer até gelar. Então, é coado para uma taça coupé e decorado com uma casca de limão siciliano.

Ariel Todeschini

Ariel Todeschini é o mais jovem participante desta edição do Bacardí Legacy 2018/2019. Com 23 anos, é estudante de design de produto e já está deixando sua marca na história da coquetelaria.

Com apenas 3 anos atrás da barra, conseguiu conquistar em 2018, o primeiro lugar do Coffee In Good Spirits Brasil e a vaga na semifinal do Bacardí Legacy.

Atualmente, Ariel é bartender do Ponto Gin, em Curitiba e acredita que “a coquetelaria é de certa maneira uma forma de expressão, conseguimos transmitir sensações e emoções através de uma bebida e sua experiência sensorial.”

Sua receita de assinatura, Entrelazado, combina Bacardí Reserva 8 Años, café espresso, grapefruit, mel e solução salina.

O Entrelazado leva café espresso, e de acordo com Ariel, dê preferência para aqueles que possuem notas frutadas. Ele é servido em taça coupé, mas antes é batido em uma coqueteleira com gelo para então ser coado na taça e finalizado com uma casca de grapefruit.

Roddy Oliveira

Um dos bartenders mais experientes dessa edição, Rodrigo de Oliveira Santos, mais conhecido como Roddy Oliveira é o último classificado a ser apresentado aqui para a etapa semifinal do Bacardí Legacy 2018/2019.

O bartender possui 31 anos e trabalha há 13 em bares, restaurantes e hotéis.

Com formação em diversas escolas no estado do Rio de Janeiro, Roddy tem vasto conhecimento no mercado de bebidas.

Atualmente ele é chefe de bar do Mississipi Pizza Bar, no boêmio bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

Seu coquetel de assinatura Valentía, é uma interessante mistura de Bacardí Reserva 8 Años, Martini Riserva Speciale Ambrato, licor 43, limão siciliano e manjericão.

É servido em uma taça ballon resfriada, um drinque batido em coqueteleira e coado com um cubo grande de gelo.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!