Conheça os bartenders brasileiros do Bacardí Legacy que chegaram à grande final

O Bacardí Legacy, maior competição de coquetéis do mundo realizada por uma única marca, teve a sua semifinal brasileira no último dia 5 de novembro.

Dickie Cullimore, embaixador global do rum Bacardí e Nica Elizondo, vencedor local da última edição do Legacy foram alguns dos jurados que elegeram as três melhores receitas originais apresentadas por bartenders de quatro estados brasileiros. 

Ariel Todeschini Da Motta

Ariel Todeschini é o mais jovem participante desta edição do Bacardí Legacy 2018/2019. Com 23 anos, é estudante de design de produto e já está deixando sua marca na história da coquetelaria.

Com apenas 3 anos atrás da barra, conseguiu conquistar em 2018, o primeiro lugar do Coffee In Good Spirits Brasil e a vaga na grande final do Bacardí Legacy.

Atualmente, Ariel é bartender do Ponto Gin, em Curitiba e acredita que “a coquetelaria é de certa maneira uma forma de expressão, conseguimos transmitir sensações e emoções através de uma bebida e sua experiência sensorial.”

Sua receita de assinatura, Entrelazado, combina Bacardí Reserva 8 Años, café espresso, grapefruit, mel e solução salina.

O Entrelazado leva café espresso, e de acordo com Ariel, dê preferência para aqueles que possuem notas frutadas. Ele é servido em taça coupé, mas antes é batido em uma coqueteleira com gelo para então ser coado na taça e finalizado com uma casca de grapefruit. Aprenda a receita.

ENTRELAZADO

45 ml Bacardí Reserva 8 Años
15 ml café espresso a temperatura ambiente
30 ml suco de grapefruit
15 ml xarope de mel 2:1
3 gotas de solução salina (15g sal refinado / 100 ml água)

Primeiramente, faça um café espresso e deixe o esfriar até a temperatura ambiente. Em uma coqueteleira, bata com gelo todos os ingredientes e sirva coado em uma taça de coquetel. Finalize espremendo os óleos de uma casca de grapefruit e decore com uma casca de toranja.

Michelly Rossi

A experiente bartender Michelly Rossi chefia o bar do pequeno e competente Fel, localizado no centro de São Paulo e que traz à tona os clássicos da coquetelaria que foram esquecidos de 1862 a 1951.

O currículo de Michelly é extenso e por muitos anos ela esteve presente em bares da cena paulistana e entre todos os balcões que passou, destaque para balcões como o Alberta#3, A Casa do Porco, Clos de Tapas e por fim o premiado Frank Bar, por onde esteve por quase dois anos.

Michelly se classificou com o seu Blackbird, homônimo ao clássico musical dos Beatles no ano de 1968, um drinque à base de Bacardí Reserva 8 Años, Jerez Manzanilla, Amaro e bitter de laranja. Aprenda a receita abaixo.

BLACKBIRD

45 ml Bacardí Reserva 8 Años
15 ml Jerez Manzanilla
15 ml Amaro
1 dash de Aceto Balsamico di Modena
4 lances bitter de laranja

Através do método de throwing , misture todos os ingredientes com gelo. Sirva coado no copo baixo com um cubo grande de gelo. Finalize espremendo os óleos de uma casca de laranja e decore com uma casca de laranja.

Tom Oliveira

Tom Oliveira é bartender há mais de uma década começou sua trajetória de bar no Vegas Club e de lá em diante circulou por inúmeros bares do centro de São Paulo.

Dos mais relevantes, bares como The Edge, Lions, Alberta #3, Rock & Breja, Tex e por último o Home SP, onde pode se focar mais na coquetelaria e criar uma carta de assinatura.

Esteve entre três finalistas do Most Imaginative Bartender 2017 de Bombay Sapphire com sua receita Oiapoque ao Chuí, que você pode conferir aqui.

Desde 2017 Tom está em Florianópolis tendo passado pelo Santo Trago e Empório Capella Café. Atualmente está na barra do Casa Quatro Oito e trabalha autonomamente com eventos, consultorias e workshops, através de sua empresa, a Gipsy Cocktail.

Para o seu coquetel classificado Ocho Maneras, Tom utilizou Bacardí Reserva 8 Años,  St. Germain, vermute seco, bitters de laranja e tintura salina.

OCHO MANERAS

40 ml Bacardí Reserva 8 Años
30 ml vermute seco
10 ml licor St. Germain
2 lance bitters de laranja
1 lance de tintura salina

Adicione todos os ingredientes a um mixing glass mexa e com gelo. Sirva coado no copo baixo com um cubo grande de gelo. Finalize espremendo os óleos de uma casca de laranja e decore com uma casca de laranja.

O evento

Quer conhecer quais foram os 10 bartenders que participaram dessa etapa?
Acompanhe nesse post, dividido em duas partes. Primeiro aqui, depois aqui.

O evento realizado no Espaço 555 contou com a presença de quase 200 pessoas, que acompanharam a disputa entre bartenders. Nesta edição, o campeonato recebeu mais de 300 inscrições de 50 cidades brasileiras, de onde saíram os dez semifinalistas que mostraram suas habilidades para os jurados na noite de ontem.

“Fiquei muito feliz ao chegar no Brasil pela primeira vez e ver o alto engajamento da comunidade de bartenders em torno do Legacy. O campeonato tem grande expressividade no mundo e os vencedores vêem suas vidas mudarem em termos de contatos, habilidades e claro, legado”, conta o neozelandês Dickie.Nos próximos meses os finalistas farão uma intensa campanha promocional de seus coquetéis em bares e nas redes sociais. O resultado da estratégia é parte importante na composição da nota final e será apresentado durante a final brasileira, em fevereiro de 2019. O campeão da etapa brasileira irá para a final Global em Amsterdã em maio de 2019.

O vencedor brasileiro se juntará a outros 41 competidores de diferentes países em busca de um lugar na história da coquetelaria mundial. O campeonato desafia bartenders excepcionais a criar um novo coquetel que seja digno de inclusão na lista de drinks clássicos da história da coquetelaria usando o rum mais premiado do mundo – a ser homenageado ao lado de clássicos como o Mojito, o Daiquirí e o Old Cuban.

O Bacardí Legacy foi criado em 2008 para apoiar e celebrar talentos extraordinários da coquetelaria, dando aos participantes a oportunidade de criar um coquetel que resista ao teste do tempo tendo um legado duradouro.
A conquista do troféu representa uma mudança de vida para um bartender, cuja lista de vencedores anteriores, inclui Ago Perrone (Bar Connaught de Londres) e Shingo Gokan (Barman Internacional do Ano de 2017).

O vencedor de 2018, Erik van Beek, que trabalha no Bar TwentySeven em Amsterdã, está viajando o mundo apresentando seu coquetel vencedor Cariño.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!