Cafés incríveis em um passeio por Nova Iorque

Depois de uma semana de muito trabalho na Colômbia, tive uma pequena folga de 4 dias antes do meu próximo compromisso nos Estados Unidos. Decidi ir para Nova Iorque explorar um pouco mais da cidade que nunca dorme. Hospedei-me no Brooklyn pelo custo-benefício e para minha surpresa, acabei passando mais tempo lá do que em Manhattan.

Já conhecia bem a região, mas o cenário de cafeterias me impressionou bastante. Na minha última visita eu tinha visitado a Blue Bottle (leia  Rota do Café São Paulo – Nova Iorque) por lá, mas atualmente o Distrito de Kings se destacou pela quantidade e qualidade das xícaras.

Comecei meu passei pelo famoso Toby’s Estate Coffee, que tem sua matriz em Sydney, na Austrália. O lugar é grande, espaçoso, bem iluminado e os clientes dividem grandes mesas, se acotovelando com seus notebooks. Assim como a maioria dos estabelecimentos, o esquema é pedir, pagar e retirar. Ao chegar minha vez notei que, além de terem uma torrefação própria, eles contavam com uma sala de degustação. Fui recepcionado com um lindo espresso da Etiópia (Korate) que tinha notas de damasco, especiarias e doçura de mel de laranjeira. caféAntes de sair, tomei um filtrado direto da Costa Rica (Salaca), que tinha sabores de frutas vermelhas e doçura de rapadura.

Com a cafeína fazendo o devido efeito, sigo para o próximo destino: Blue Bottle. Conhecia desde minha última visita em 2011 e é parada obrigatória para qualquer coffee lover. Normalmente eu procuro cafés de outras origens, só que o aroma de um café da FAF | Fazenda Ambiental Fortaleza me conquistou assim que entrei pela porta. Fui “forçado” pelo barista a experimentar sua extração em uma Chemex e o resultado foi extremamente doce e com um corpo aveludado.Blue-Bottle-ABC-Market-34Minha última parada foi o Grumpy Coffee – que eu já conhecia a loja de Manhattan, mas não a torrefação no Brooklyn. A barista foi calorosa e nada “grumpy” (mal-humorada) e me indicou um café da Nicarágua (Santa Teresa) no método V60. Um conselho: ao visitar essas cafeterias, aceitem as sugestões de quem está atrás do balcão! Encerrei o dia com um néctar de tangerina, doce como caramelo e um sabor residual persistente.rotadocafeTive a sorte de fazer esse passeio acompanhado do James Hoffman, campeão mundial de baristas de 2007, dono da Squire Mile em Londres, Inglaterra e escritor do blog jim.seven, um paraíso para quem ama café. Conversamos muito sobre tudo o que provamos e trocamos impressões sobre essa parte peculiar da cidade.

O Brooklyn é o maior distrito de Nova Iorque com mais de 2,5 milhões de habitantes e já foi município totalmente independente. Hoje é um bairro com vida própria, cheio de cultura, moda, música, restaurantes e ótimas opções de bares e cervejas artesanais. Habitantes com um perfil variado, onde se encontram rappers, hipsters, roqueiros, uma grande comunidade judaica e todo o tipo de pessoas e de todas as partes.

Um lugar para fugir da correria da metrópole ao lado e relaxar em atrás de uma mesa, saboreando grandes cafés.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!