Quarantine Cocktail – e se você descobrisse que o verdadeiro drinque da quarentena foi criado quase 100 anos atrás?

Este coquetel do século passado aparece pela primeira vez no livro Here’s How de 1927, Judge Jr diz que, apesar de não saber de onde vem o nome do coquetel, depois de tomar alguns este assunto pouco importa.

Sua próxima aparição é no livro de Charles Baker Jr, The Gentleman’s Companion, de 1939.
Charles diz que é um coquetel já famoso no mundo todo, um dos mais vendidos na cidade de Manila, nas Filipinas, sendo mais popular até que o Dry Martini.

O coquetel combina rum, gim, vermute seco, limão, laranja, clara de ovo e licor de anis.  Um coquetel com diversos componentes aromáticos que acaba dando uma interessante profundidade para a receita.

Apesar de pouco comum em coquetéis estilo sour, o uso do suco de laranja nesta receita, em combinação com o vermute seco e a clara de ovo trouxe um equilíbrio interessante, longe do paladar ralo de muitos coquetéis que utilizam suco de laranja.

O coquetel lembra um pouco o clássico Clover Club, mas com laranja no lugar da framboesa.
A presença do gim e do anis não são marcantes, sendo os sabores mais presentes o da laranja e do vermute seco, contudo contribuem para a complexidade geral da bebida.

Certamente que pelo seu visual de clássico, suas camadas de sabor e leve pungência este Drinque do Baú já vendeu mais que o austero Dry Martini. Sem mais delongas, a receita deste delicioso clássico esquecido:

aprenda a receita

Quarantine Cocktail

45 ml rum branco
05 ml gim
05 ml vermute seco
25 ml suco de laranja
10 ml suco de limão siciliano
10 ml xarope de açúcar
25 ml clara de ovo
2 dashes de licor de anis

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, bata vigorosamente e coe duplamente para uma taça previamente resfriada. A receita original não traz nenhuma decoração.

Se você entrou em quarentena e não tem uma taça martini ou coupé em mãos, não se preocupe e vá no clássico copo old fashioned, copo de requeijão, copo americano, tem erro não!

Caso queira variar um pouco as medidas, recomendo experimentar:
30 ml de rum branco, 15 ml de gim, 15 ml de vermute seco e manter as demais medidas.
Também sugiro perfumar e decorar com uma casca de siciliano.

Conta pra gente, o que você anda bebendo durante a quarentena?
Caso prepare este coquetel compartilhe com a tag #drinquesdobau e #fiqueemcasa. Saúde!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!