Aprenda a preparar o Flor de Mayo, drinque do bartender André Sierra

Um país é acima de tudo uma coleção de símbolos que o unem um povo ao redor de uma linha imaginária que delimitam suas fronteiras. Laços reais se constroem através de bandeiras e hinos, mas também de práticas culturais, ingredientes culinários e elementos naturais.

Para homenagear a cultura venezuelana para o World Tournament, campeonato do rum Botucal, André Sierra criou o seu Flor de Mayo. O drinque chegou até a semifinal, mas rendeu acima de tudo um aprendizado sobre a história e diversidade da Venezuela.

Além da base com o rum Botucal Diplomático, a receita leva a tradicional chicha criolla, bebida não-alcoólica tradicional a base de arroz, leite e especiarias. Mistura muito comum em barraquinhas de rua em Caracas e país afora. Para equilibrar os ingredientes, um leve cítrico de limão siciliano, um toque de bitter de chocolate sutil e aveludado e por fim um doce do bitter de ameixa (plum).

O resultado traz notas doces, cítricas e frutadas além de uma suavidade que representa com precisão a nobre orquídea Flor de Mayo, símbolo nacional da Venezuela desde 1951.

O bartender André Sierra é formado em gestão de eventos e numa das suas andanças pelo país, conheceu a coquetelaria em 2005 em Cuiabá. De volta para a São Paulo foi aprender mais sobre o tema com um curso no Senac. Daí o que era pra ser hobby virou profissão e André seguiu carreira no balcão, sempre se inspirando nos chefes de bar para crescer e aprender.

Dentre as casas a lista é extensa, esteve no Cozinha 212, Sweet Café, G&T, Lambe-Lambe Gastronomia, Hotel Emiliano, Café de La Musique (Trancoso, BA) e Dalva e Dito. Hoje colocou o conhecimento na prática junto com alguns parceiros na Sierra Bar e Eventos.

Quem quiser sentir o sabor da Flor de Mayo, tem três opções, ou dá a sorte de participar de algum dos eventos conduzidos pelo André, ou viaja para a Venezuela para ver a orquídea, ou segue a receita e prepara com as próprias mãos. Uma receita patriótica dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Flor de Mayo

40 ml de Rum Diplomático Botucal
10 ml de suco de limão siciliano
20 ml de clara de ovo pasteurizada
50 ml de chicha criolla
2 dashes de bitter de chocolate
2 sprays de bitter de ameixa

Em uma coqueteleira coloque todos os ingredientes (exceto o bitter de ameixa). Bata sem gelo e  então adicione gelo e bata vigorosamente. Por fim faça uma dupla coagem e despeje em uma taça coupé previamente gelada. Só então borrife o bitter de ameixa por cima.

Receita de Chicha Criolla

1500 ml de água mineral
500 gramas de arroz branco

250 ml de leite integral
200 g de açúcar refinado
1 fava de baunilha
2 canelas em pau
1 pitada de sal

Deixe o arroz em repouso por 24 horas em uma vasilha com um litro d’água. Passado esse tempo, drene água direto na panela. Adicione então o leite, o açúcar, meio litro d’água, a baunilha e canela. Deixe em fogo baixo por 40 minutos, retire e deixe esfriar. Separe a canela e baunilha e bata o creme restante no liquidificador. Coloque em um recipiente higienizado e fechado e resfrie.

Tradicionalmente a bebida servida pelos Chicheros nas rua da Venezuela, com leite condensado, coco e muito gelo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!