André Sierra, bartender paulistano faleceu nesta sexta feira, 21 de maio, em São Paulo.

Infelizmente, o bartender foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) ao retornar à sua casa após uma noite de trabalho. Sabemos o quão perigoso é – e está ficando ainda mais – voltar na madrugada, ter que contar com conduções e não ter suporte e policiamento suficiente.

O corpo de André foi velado e sepultado na tarde do dia 23 de maio, no Cemitério do Rosário localizado na Av. Elias Yasbek, 1713 – Centro – Embu das Artes. André deixa sua mãe, Adélia Sierra.

O bartender André Sierra tinha especialização em gestão de eventos e numa das suas andanças pelo país, conheceu a coquetelaria em 2005 em Cuiabá. De volta para a São Paulo foi aprender mais sobre o tema com um curso no Senac. Daí o que era pra ser hobby virou profissão e André seguiu carreira no balcão, sempre se inspirando nos chefes de bar para crescer e aprender.

Dentre as casas a lista é extensa, esteve no Cozinha 212, Sweet Café, G&T, Lambe-Lambe Gastronomia, Hotel Emiliano, Café de La Musique (Trancoso, BA) e Dalva e Dito. Atualmente colocava seu o conhecimento na prática junto com alguns parceiros na Sierra Bar e Eventos.

O fim de semana teve grande comoção dentre a comunidade de bartenders em todo o Brasil.
André era muito querido por todos que se relacionava na profissão e separamos alguns depoimentos em sua homenagem.

@juliobartender: “meu amigo @sierra_cocktail ainda não acredito no que aconteceu, o que eu sinto agora é uma dor enorme, em saber que você um cara do bem com tantos sonhos pela frente acabou perdendo algo que não tem valor, a sua vida.”

@rodolfobob: “É um momento de grande pesar para todos que o conheciam. Menino alegre, sempre solicito e que cuidava da mãe como a maior prioridade da vida. Infelizmente como a maior parte de todos nós bartenders, Sierra é de origem humilde.”

@chriscarijo: “Só agradeço pelos momentos que passamos juntos meu mano………
É dificil acreditar que menos 30 dias atrás eu tava em live com vc, olhando pela última vez pro teu sorriso contagiante. descanse em paz irmão…… vá levar essa alegria pra outros campos…… @sierra_cocktail valeu pelo legado que tu deixou.”

@lucianoascencio: “Nunca perca o espírito de fazer Bons Drinks🍸 Hoje é um dia Triste, 😢 por de trás da régua. Um monstro da Coquetelaria deixa seu fazer o melhores Drinks! Que descanse em paz e que Deus conforte e der forças para a sua mãe.”

@brunomarossi: “Tive a sorte de ter o Andre a frente do bar em meu casamento… fazendo tudo com maestria, amor e ALEGRIA!!! Que você vá em paz, meu amigo! Muito triste.”

@bebelasposito: “Muito obrigada por ter cruzado o meu caminho: missão cumprida. Voe e descanse em paz.”

Compartilhamos aqui com vocês uma de suas receitas autorais que ele criou para homenagear a cultura venezuelana no World Tournament, campeonato do rum Botucal onde André Sierra criou o seu Flor de Mayo.

O resultado traz notas doces, cítricas e frutadas além de uma suavidade que representa com precisão a nobre orquídea Flor de Mayo, símbolo nacional da Venezuela desde 1951.

aprenda a receita

Flor de Mayo

40 ml de Rum Diplomático Botucal
10 ml de suco de limão siciliano
20 ml de clara de ovo pasteurizada
50 ml de chicha criolla
2 dashes de bitter de chocolate
2 sprays de bitter de ameixa

Em uma coqueteleira coloque todos os ingredientes (exceto o bitter de ameixa). Bata sem gelo e  então adicione gelo e bata vigorosamente. Por fim faça uma dupla coagem e despeje em uma taça coupé previamente gelada. Só então borrife o bitter de ameixa por cima.

Receita de Chicha Criolla

1500 ml de água mineral / 500 gramas de arroz branco / 250 ml de leite integral / 200 g de açúcar refinado / 1 fava de baunilha / 2 canelas em pau / 1 pitada de sal

Deixe o arroz em repouso por 24 horas em uma vasilha com um litro d’água. Passado esse tempo, drene água direto na panela. Adicione então o leite, o açúcar, meio litro d’água, a baunilha e canela. Deixe em fogo baixo por 40 minutos, retire e deixe esfriar. Separe a canela e baunilha e bata o creme restante no liquidificador. Coloque em um recipiente higienizado e fechado e resfrie.

Tradicionalmente a bebida servida pelos Chicheros nas rua da Venezuela, com leite condensado, coco e muito gelo

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!