Aprenda a preparar o Coimbra, drinque do bartender William Santos

Situada no centro de Portugal, entre o Porto e Lisboa, Coimbra é ao mesmo tempo tradição e juventude. Com uma enorme população de estudantes universitários e mais de 900 de história, a cidade segue até hoje como grande pólo de intercâmbio com o Brasil. Afinal, quando ainda éramos colônia, muitos dos diplomados brasileiros se formaram em Coimbra.

Para homenagear a cidade portuguesa e compor parte de um menu de inspiração européia, William Santos criou o seu drinque de assinatura, o Coimbra.

Do lado de cá do Atlântico entra no copo a cachaça e do lado de lá o vinho do Porto. A receita é uma releitura do clássico New York Sour, que leva além dos alcoólicos, limão, albumina e um xarope simples. Refrescante, adocicado, potente e com uma bela espuma.

O bartender William Santos se define com um “cara da praia”. Começou a bater coqueteleira aos nove anos em um carrinho nas areias de Santos. Desde então já passou por muitos escritórios, empresa multinacional, mas sempre que dava corria para fazer um extra no balcão. A paixão pelo bar foi sempre chamando, até que William resolveu se profissionalizar e seguir a profissão do coração. Com uma passagem pelo extinto Amsterdam Gastronomia, onde criou o Coimbra, atualmente está no Australiano Bar.

Enquanto a casa esteve aberta o Coimbra era sucesso de público no Amsterdam Gastronomia. Mas como só o conhecimento é para sempre, resgatamos mais esse intercâmbio de sabores dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Coimbra

50 ml de cachaça Leblon
1 limão tahiti médio
30 ml de xarope de açúcar 1:1
30 ml vinho do Porto
30 ml de albumina

Em uma coqueteleira sem gelo, coloque a cachaça, o limão a albumina e o xarope.
Na sequência, coloque gelo e bata novamente. Coe duplamente para um copo baixo e finalize com o vinho do porto.

Receita para o preparo da albumina

4 colheres de albumina em pó
750 ml de água mineral

Com um mixer, misture bem até ficar homogêneo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!