Aprenda a preparar o Drakkar, drinque do bartender Conrado Salazar

Antes mesmo de Marco Polo chegar à China, os vikings já faziam trocas comerciais com os povos do Extremo Oriente. Um intercâmbio de sabores que colaborou para a criação de excelentes tradições culinárias nórdicas que datam desde a Idade Média.

Na ausência de referências na coquetelaria escandinava, Conrado Salazar foi buscar na cozinha a inspiração para montar um cardápio viking. A lado do chef Kiki Ferrari pesquisou ingredientes, técnicas, pratos e molhos dos períodos: Medieval (entre os séculos VIII e XI), Clássico (de 1930 até 1960) e finalmente contemporâneo.

A pesquisa chegou aos quatro pilares da culinária escandinava: defumado, refrescante. Finalmente, para compor o Drakkar Conrado uniu o spicy ao agridoce com um toque de refrescância. O sabor final é um convite a desbravar os mares em um coquetel que homenageia os “barcos longos” dos vikings, com seus muitos remos e velas quadradas.

Conrado Salazar começou sua carreira como barback em 2009 em uma boate recém inaugurada em Belo Horizonte. No ano seguinte assumiu pela primeira o posto de bartender em outra casa noturna. Em 2011 o primeiro grande desafio, ser chefe de bar no Orizontino. Foi por lá que fez grandes investidas na coquetelaria em uma casa que até então não tinha essa tradição. A barreira cultural era grande, tirar o belo horizontino da mesa na calçada regada a muita cerveja e convidá-lo a beber coquetéis. Os resultados vieram e os novos desafios também. Após diversos cursos de mixologia e até mesmo de sommelier de cerveja seguiu caminho por outros balcões.

Após uma breve passagem por um restaurante que fechou em pouco tempo, Conrado sentiu que era a hora de ter sua própria casa. Mas nos tempos confusos de Copa do Mundo no Brasil adiou um pouco os planos para focar em eventos. Foi só em 2015 que estava pavimentado o caminho para realizar o sonho de criar do zero a primeira taverna viking do país, o Svärten Mugg. Após vários meses de obras, a casa abriu as portas em 2016. Hoje, como proprietário, Conrado bate ponto mesmo é na rotina de empresário, mas faz questão de criar as receitas e assinar a carta de drinques.

Aos pioneiros que forem desbravar a coquetelaria de inspiração viking, o Drakkar navega nos copos do Svärten Mugg Taverna ao custo de R$ 29,90. Uma mistura escandinava dentre os #365DrinquesDoBrasil.

Drakkar

45 ml de Bourbon Evan Williams Black
60 ml de calda de frutas vermelhas
10 ml de xarope de amora
30 ml de chá de canela
10 ml de suco de limão tahiti
6 pimenta do reino  em grão
Espuma de Baunilha

Em uma coqueteleira quebre os grãos da pimenta-do-reino preta com o macerador. Adicione então o bourbon, a calda, o chá, o xarope e o suco de limão. Complete com uma pá de gelo e bata vigorosamente. Coloque o strainer na coqueteleira e verta a mistura sem o gelo em caneca de chopp com gelo novo. Esse método irá garantir uma aparência mais rústica ao coquetel, por isso a opção de abrir mão do double strain. Complete com a espuma de baunilha. Decore com um um pau de canela aceso e polvilhe pimenta-do-reino preta em pó sobre a espuma de baunilha, dando uma leve flambada.

Receita de calda de frutas vermelhas

100 ml de polpa de frutas vermelhas
40 g de açúcar cristal
15 ml de vinagre branco de álcool

Bata os ingredientes no liquidificador e depois leve ao fogo para reduzir a ponto de coulis (calda).

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!