Aprenda a preparar o Doig’s Fan, drinque do bartender Ricardo Basseto

Até hoje, um símbolo arquitetônico é capaz de identificar o whisky escocês, são chaminés em formato de pagode, uma torre com diversos telhados sobrepostos. O criador dessa inovação foi Charles Chree Doig que revolucionou o processo de secagem do malte na produção com o seu “ventilador”.

Para homenagear o arquiteto que deixou sua marca na produção de malte escocês, Ricardo Basseto criou o Doig’s Fan (ventilador do Doig), um coquetel com ingredientes escolhidos com base nas notas de um whisky Talisker 10, feito na ilha de Skye. Complementam o drinque uma redução de balsâmico com mel de urze trufado, mix de limão siciliano e pêra portuguesa, um bitter de black walnut e clara de ovo. Já a apresentação remete a uma ilha, uma rocha negra cobertas de flores.

Ricardo Basseto começou a trabalhar na área de coquetelaria em 1997 e sempre teve em cada casa um novo desafio e oportunidade de aprendizado. Um momento chave na trajetória foi a passagem pela rede Piola, no início do ano de 2000. Foi essa a principal escola e uma lição sobre a importância da padronização no atendimento e nos produtos. Mas certamente nada é mais didático do que ser dono e administrar o próprio bar, foi o que aconteceu com o Tattoo You, iniciativa que forçou Ricardo a praticamente aprender outra profissão para lidar com a parte burocrática do negócio.

Dentre as casas por onde passou como bartender: Piola (Jardins, Moema, Vilaboim, Rio de Janeiro e Salvador), Capim Santo, Sonique, Cão Véio e atualmente D.O.T. Foi ainda subgerente da Rock & Cycles  e consultor na Woodstock, Bossa, Santa Ceia, Paris 6 e Terraço Insalata. Por fim, na trajetória de campeonatos, participou de cinco edições do paulista da ABB e 4 do brasileiro; Grey Goose; duas edições do Absolut; Bacardi; duas edições do World Class; duas do Chivas; gin Mare; Jack Daniel’s e Campari

O Doig’s Fan foi uma criação exclusiva para a semifinal do World Class 2017. Hoje esse coquetel está na carta do D.O.T, no lobby do hotel Sheraton pelo valor de R$ 39. Uma criação arquitetônica dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Doig’s Fan

50 ml de Whisky Talisker 10.
20 ml de redução de balsâmico com mel de urze trufado
20 ml de mix de suco de limão siciliano e pera portuguesa
3 dashes de bitter Black walnut
2 ramos de flor de mel
1 clara de ovo

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira usando a técnica de dry shake invertido e sirva.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!