Aprenda a preparar o Brics, drinque de assinatura do bartender David Barreiro

A coquetelaria, tal como a diplomacia, pode viver entre a guerra e a paz. Tem afinal muita disputa de poder e guerra de mercado, mas também compartilham-se muitos esforços para promoção de intercâmbios culturais (ou de receitas) e coordenação entre organizações, sejam marcas, associações ou mesmo bares.

Embaixador de marcas, o bartender David Barreiro não frequenta as Assembléias Gerais da ONU, mas pode ser encontrado em reuniões fechadas dos melhores bares Brasil afora ou em grupos de whatsapp de profissionais do mercado. Numa dessas, “reuniões de cúpula”, David apresentou uma nova receita ainda sem nome. Coube a Diogo Sevilio do Cozinha 212 nomear o coquetel de Brics.

O nome faz referência ao grupo de nações formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul que busca fortalecer a coordenação política, cooperação econômico-financeira  e cooperação multissetorial.

Para criar o seu Brics, David começou por explorar as possibilidades do Lapsang Souchong. Testou uma releitura do chá em Negroni, Rabo de Galo, Old Fashioned e outros. A decisão final foi por uma linha mais autoral e fresca. Na base, cachaça, complementado por vermute macerado com cardamomo e vodka com Lapsang Souchong. Para completar, xarope de gengibre e suco de limão.

Com formação em Nutrição, Hotelaria e Turismo, David Barreiro começou sua carreira de bartender para complementar a renda. A inspiração para crescer na profissão veio das raízes familiares com suas receitas e os hábitos culinários. O caminho para uma coqueteleira autoral passou ainda pelas feiras livres e grandes mercadões com seus sabores, aromas e inspirações.

Dentre as casas que passou destaque para Sonique, Riviera e Bravin. Foi ainda chefe de bar no grupo Modi Gastronomia nas unidades da praça Buenos Aires e no Shopping Higienópolis além do Lamb Lamb. Por fim, passou pelo Guarita Bar. Atualmente David não tem lugar fixo em nenhum balcão, é embaixador da Cachaça Yaguara e do Gim Vitória Régia.

Quem quiser aderir ao Brics, a receita sempre aparece no copo quando David é guest bartender nos bares do eixo Rio-São Paulo e em eventos que faz com amigos. Uma combinação diplomática dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Brics

45 ml de Cachaça Yaguara Branca
20 ml de Carpano Bianco macerado com cardamomo
10 ml de vodka macerada com Lapsang Souchong
20 ml de xarope de gengibre
15 ml de suco de limão

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe duplamente para uma taça coupé e finalize com gengibre caramelizado.

Receita de vermute macerado com cardamomo

1 garrafa de vermute
10 bagas de cardamono

Deixar o vermute em maceração por 12 horas. Coar e reservar.

Receita de vodka macerada com Lapsang Souchong

750 ml de vodka
5 g de chá Lapsang Souchong

Deixar em maceração por 24 horas. Coar e reservar.

Receita de xarope de gengibre

1 l de xarope simples 2:1
300 g de gengibre descascado

Fazer o preparo de um litro de xarope na proporção de 2 partes de açúcar para uma de água e juntar o gengibre descascado.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!