Aprenda a preparar o Di Angelo, drinque do bartender Lelo Forti

O Brasil é país de muitas origens, povos e tribos de todos os cantos do mundo se uniram ao longo do tempo para formar um repertório cultural comum. Mas essa mistura toda perdeu um pouco de seu histórico desde o censo de 1940 quando ainda se perguntava a ancestralidade da população brasileira. Resgatar o passado familiar é infelizmente uma tarefa mais individual do que coletiva.

De uma família de oriundi muito bem aclimatados no Brasil, Lelo Forti sempre quis buscar um drinque que pudesse honrar seus ancestrais através de sua trajetória de bar. Nasceu assim o Di Angelo que homenageia o bisavô italiano que chegou ao Brasil no final do século XIX.O resultado é uma receita simples, refrescante e de muita aceitação no balcão.

A base é o gim, com um suco de limão e xarope de gengibre pra complementar. Mas o segredo está na soda artesanal de capim limão, um toque simples como os sabores da infância no Sul. Um tempo em que a família se reunia ao redor de uma cuia de chimarrão e as crianças desfrutavam da mistura batizada com capim limão para quebrar o amargor.  

Marcelo Forti, o Lelo, foi criado no comércio. Seu pai sempre trabalhou com o atendimento a clientes, seja em posto de gasolina, açougue ou restaurante. Com esse berço, Lelo saiu do sul do Brasil para estudar teatro e na sua jornada, apareceu o balcão. Começou em um bar em São Paulo em 2003, época em que a coquetelaria não tinha destaque na mídia ou mesmo no interesse da clientela. No mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro para o Jota bar, um showbar que lhe deu as primeiras noções reais de uma casa de coquetéis.

Com vários prêmios na bagagem, saiu do Jota para ser embaixador Absolut Vodka no Brasil. Lelo representou a marca sueca entre 2006 e 2013, período em que fortaleceu a coquetelaria nacional com todo o aprendizado que trouxe das viagens ao redor do mundo. Entram nessa conta a criação do Clube do Barman – primeira ferramenta nacional de apoio aos profissionais de bar – e o saudoso Absolut Creative Drinks. Desde 2013 Lelo Forti é bartender patrão do Mixxing Bar ao lado de Alex Miranda.

Quem quiser se refrescar com o Di Angelo tem duas opções de endereço, o Mixxing Bar no Leblon e o Pesqueiro Beach Club na praia da Reserva. O custo é o mesmo, R$ 32. Um mistura refrescante e familiar dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Di Angelo

50 ml de gim
20 ml suco de limão
30 ml xarope de gengibre
Soda artesanal de capim limão para completar

Em uma coqueteleira com gelo, adicione gim, limão e xarope de gengibre. Bata vigorosamente e coe para um copo longo com gelo. Complete com a soda artesanal de capim limão. Decore com um ramo de capim limão e um gomo de limão siciliano.

Receita de soda de capim limão

1 litro de água mineral
100 g de açúcar refinado
1 maço de capim limão

Bata os ingredientes no liquidificador por 1 minuto. Coe para um recipiente e abasteça o sifão de CO2.

Receita de xarope de gengibre

1 litro de água mineral
200 g de açúcar refinado
200 g de gengibre com casca

Bata os ingredientes no liquidificador por 1 minuto. Coe para um recipiente adequado e mantenha gelado.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!