Aprenda a preparar a releitura do Caju Amigo, pelo bartender  Edson Jr

O fruto do cajueiro é castanha, já o caju é pedúnculo, pseudofruto. É bonito, saboroso e bom de fazer suco. De pele frágil custa caro pra chegar em São Paulo, vindo desde as bandas do Ceará, estado onde a árvore é tão popular.

Para não deixar estragar antigos clássicos da coquetelaria paulista na gaveta do esquecimento, Edson Junior foi buscar no caju um sabor de infância das visitas que fazia ao Ceará com a mãe e a irmã. Nasceu então uma releitura do Caju Amigo, clássico do barman Guilhermino Ribeiro dos Santos, criado provavelmente em  1974 no extinto Pandoro, em São Paulo.A versão de Edson contorna o alto custo do pedúnculo ao utilizar compota de caju como ingrediente. Já a base alcoólica pode ser gim, vodka ou cachaça, tudo ao gosto do freguês, já que a compota é capaz de ressaltar as diferentes notas de cada destilado. O resultado final é bom para ser tomado no inverno, mas também é adequado para dias de calor.

Edson Junior  é daqueles bartenders que gostam de balcão “paulera”, com muito movimento e o desafio diário de fazer muita coisa ao mesmo tempo sem descuidar da qualidade. O começo foi em eventos e chegou a acumular jornadas duplas como garçom de dia na Copersucar e no bar Seu Gomes no período da noite. Das experiências de bar veio a busca pelo aprendizado e a “formação de base” com Talita Simões, Marco De la Roche, Rafael Mariachi, entre outros.

Na lista de casas, destaque para o Side, Bar. , SAL, Santa Gula, Lambe-Lambe, Quitandinha e a boutique de caviar Petrossian. Já a participação em campeonatos vem de dois anos atrás, com um terceiro lugar no campeonato da tequila Patrón em 2017 e um top dez no Killer in Red da Campari.

Atualmente, Edson está no balcão do We Hostel, com uma pegada diferente do que ele já viveu até agora.

O Caju Amigo de Edson já rendeu visibilidade e reconhecimento. Drinque escolhido como a melhor opção na categoria Bom e Barato da Veja Comer e Beber em 2016 além de diversas matérias.

A receptividade foi tanta que o coquetel se espalhou entre os colegas de profissão e pode ser desfrutado em diversos balcões de São Paulo e do Brasil. O preço depende do destilado escolhido, mas gira em torno dos R$ 22. Mais um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Caju Amigo

75 ml de gim, cachaça ou vodka
20 ml de calda de caju (da compota)
1 caju em compota
15 ml de suco de limão tahiti
10 gramas de castanha de caju quebrada
1 tampa do caju natural

Junte o caju da compota, o suco de limão, a calda e esmague tudo muito bem. Complete o copo com gelo, adicione o destilado escolhido e misture bem até ficar homogêneo. Faça uma cama de gelo britado por cima e então decore com a cabeça de caju e a castanha quebrada. Finalize flambando as castanhas e a cabeça do caju.

Receita da compota de caju

500 ml de suco caju concentrado
48 unidades de caju fresco
1 quilo de açúcar demerara
5 unid de anis estrelado
7 unid de cravo-da-india
7 unid de cardamomo abertos

Coloque todos os ingredientes em uma panela média, mas lembre-se de reservar as “cabeças do caju” para guarnição. Cubra tudo com água mineral a uma altura acima das frutas. Cozinhe em fogo médio até o ponto de pudim, mantendo o caju inteiro.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!