Aprenda a preparar o Borgonha, drinque de assinatura do bartender Daniel Júlio

Vinho é sinônimo de terroir, aquele termo em francês que não se traduz para nenhum idioma, mas que define a relação entre o solo onde se produzem as uvas e seu impacto no resultado final. É aquele je ne se qua (literalmente não sei o que) que define a identidade da bebida.

Para homenagear a cidade que concentra 3% dos vinhedos franceses, numa área de 28 mil hectares, Daniel Julio criou o drinque Borgonha. A região produz cerca de 145 milhões de litros anualmente, sendo 8% destes espumantes.

O Borgonha de Daniel mostra a acima de tudo a diversidade de usos de espumantes na coquetelaria. O resultado final é leve, refrescante e de baixo teor alcoólico. Mesmo com a base de vodka infusionada com capim santo como base. A receita leva ainda licor marasquino, um shrub de acerola e dashes de bitter orange.

O bartender Daniel Julio da Silva foi durante 8 anos assessor imobiliário e corretor de imóveis. Foi em 2012 surgiu o convite de um amigo para trabalhar numa cooperativa de garçons e, através dessa oportunidade, conheceu Derivan de Souza. Daniel resolveu que valia a pena estudar, foi ser discípulo do Mestre e aprendeu ainda com Zeca Meirelles e Rafael Mariachi.

Logo foi praticar as lições aprendidas em eventos particulares, aniversários, foi ainda auxiliar na oficina de coquetelaria da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e participou da organização do 1º Concurso Nacional de Rabo de Galo que aconteceu em 2017. Depois de cerca de 3 anos no Bar Número ao lado de Mestre Derivan, Daniel Julio está hoje como chefe de bar no Galleria Bar.

APRENDA A RECEITA

Borgonha

40 ml de vodka infusionada em capim santo
15 ml de licor maraschino
15 ml de shrub de acerola
30 ml de espumante Brut
2 dashes de bitter orange

Em um mixing glass com gelo coloque todos os ingredientes e misture bem. Faça uma dupla coagem para um copo on the rocks. Complete com o espumante. Para decorar uma fatia de laranja desidratada e uma cereja maraschino.

Receita de vodka infusionada em capim santo

Colocar ¼ de maço de capim santo diretamente na garrafa e deixar infusionar durante uma semana para obter o sabor pretendido. Coe e reserve por até 30 dias.

Receita de shrub de acerola

Fazer uma mistura de partes iguais de de suco de acerola acerola, açúcar e vinagre. Mexa até homogeneizar e reserve por até 7 dias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!