Aprenda a preparar o Scarface, drinque da bartender Mahara Soldan

Durante o período da proibição, os bons coquetéis sumiram dos Estados Unidos e deixaram para trás a necessidade de mascarar a força do álcool de fundo de quintal. Foram abandonadas as receitas que valorizavam o sabor dos destilados e criadas uma série de “aberrações”, os pansies (ou drinques “de mulherzinha”) ou outras opções de sabor adocicado demais. Uma época triste para a coquetelaria, mas que deixou uma marca cultural forte através dos speakeasies, bares escondidos controlados por gangsters.Antonio “Tony” Camonte é Scarface, personagem principal do filme de 1932, que remete vagamente a história de Al Capone, homem símbolo da guerra ao álcool do começo XX. A bartender Mahara Soldan aproveitou o repertório cultural ao redor dos bares escondidos para rememorar esse passado nem tão remoto. Com a vantagem de ter agora álcool de qualidade em balcões nada secretos e livres de mafiosos.

Junto com sua sócia Bianca De Lazzari, Mahara está à frente do Capone Drinkeria, um legítimo speakeasy em Porto Alegre. E para a primeira carta da casa, nasceu o Scarface. Elas optaram por uma carta didática capaz de trabalhar com variedade de bebidas e ao mesmo tempo romper clichês.

O drinque tem como base o brandy acompanhado de xarope de gengibre para desmontar um pouco o peso do conhaque. Junto com o limão siciliano e o aroma de baunilha na borda, o resultado é atraente ao paladar e surpreendente. Ideal para quem acreditava não gostar de um bom brandy por ser “forte demais”.

Mahara Soldan é formada em comunicação, mas logo começou a escrever sua trajetória no ramo da alimentação com um curso técnico em gastronomia. Trabalhou em bares e restaurantes até quem em 2012 abriu com Bianca De Lazzari, uma amiga de longa data, o Lola – Bar de Tapas, onde começaram um trabalho de coquetelaria através das diversas sangrias da casa. Identificaram aí a carência de Porto Alegre por drinques de qualidade e nasceu assim o Capone Drinkeria, de inspiração norte-americana e logo veio o Vaca, bar campeiro/gaudério com uma coquetelaria regional de sabores gaúchos.

O Scarface está na carta do Capone desde a abertura. Esse queridinho que ninguém consegue matar do cardápio custa R$20 e é preparado pela equipe 100% feminina do bar. Mais um dos #365DrinquesdoBrasil que na semana do dia da mulher está também na carta do Vasco 1020, uma honra merecida. O mundo é de vocês.

Scarface

50 ml de brandy ou cognac
30 ml de xarope de gengibre
50 ml suco de limão siciliano
80 ml de soda de limão
1 zest de limão siciliano
açúcar de baunilha

Em uma coqueteleira com gelo coloque o conhaque, xarope de gengibre e o suco de limão e bata vigorosamente.
Servir em uma taça balloon com gelo previamente preparada com a borda de limão siciliano e açúcar de baunilha. Completar com a soda de limão e finalize com um zest comprido e fresco de limão siciliano.

Xarope artesanal de gengibre

1 litro de água mineral
400 g de gengibre (cerca de duas raízes)
500 g de açúcar refinado

Coloque o gengibre cortado em pedaços em uma panela com água até ferver.
Adicione então o açúcar até dissolver tudo. Coar e guardar resfriado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!