Inspirado pela sustentabilidade, a Pod Pea Vodka possui 40% de graduação alcoólica a partir de ervilhas britânicas e foi projetada para atender aos coquetéis clássicos com toque salgado e umami.

Becky Davies, diretora comercial da Ten Locks, explicou: “A ervilha foi escolhida por suas características de sabor, mas também pelo fato de as ervilhas serem essencialmente britânicas, crescendo abundantemente aqui no Reino Unido“.

A vodka de ervilha é fermentada, destilada uma vez “para manter o sabor” e engarrafada na destilaria parceira de Ten Locks em Manchester.

“As ervilhas são uma colheita incrivelmente sustentável”, explica Davies. A ervilha conserta o nitrogênio no solo em que crescem, o que reduz a necessidade de fertilizantes ricos em nitrogênio e apresentam um custo muito menor em termos de emissões de gases de efeito estufa.

A vodka é engarrafada em vasos feitos de vidro de transição, que é vidro antes de ser transformado em vidro transparente permitindo menos desperdício. Cada garrafa, portanto, varia um pouco e tem pequenas imperfeições.

O produto é armazenado e depois distribuído diretamente do armazém, minimizando o transporte e a pegada geral de carbono da empresa.

Desafios de produção

Davies observou que o processo de produção para a vodka não era tão direto quanto pareceria, e a empresa enfrentou alguns desafios com a pesquisa e desenvolvimento do produto: “Acredite ou não, é muito difícil fazer uma boa vodka a partir da destilação das ervilhas.”

“Por causa do grande volume de ervilhas que usamos, transformamos -as em farinha de ervilha, que é incrivelmente volátil. De fato, algumas vezes havia uma preocupação genuína que criaríamos uma explosão em nosso local de destilação em Kingsland.”

“Ao contrário da crença popular, não há muito açúcar nas ervilhas, então a fermentação foi um desafio e o processo completo leva sete semanas. E para garantir que tivéssemos complexidade, profundidade e interesse real no paladar, a marca adicionou mais botânicos, como algas marinhas e aspargos.”Revigorando a categoria de vodka

De acordo com a marca, com notas adocicadas de ervilha e vegetais além de um toque de cítricos, juntamente com tons saborosos e um acabamento aveludado, a vodka de ervilha pretende “revigorar a categoria de vodka” .

Davies explicou: “Os drinks clássicos de vodka sempre terão um lugar de ouro nas cartas de drinks, mas marcas inovadoras e disruptivas surgem no mercado e impulsionam a categoria, ajudando a prosperar. As marcas estão estão recrutando consumidores de gin que já estão se cansando, mas mantendo a atenção nos bebedores de vodka tradicionais.”

“Para os consumidores que procuram o “What Next” após o gin, os destilados escuros não são um trampolim natural”, continuou ela. “Aí onde entra a oportunidade da vodka vencer, especialmente as vodkas flavorizadas que podem transformar como a categoria é vista.”

“Há uma parcela enorme de bebedores de destilados brancos mais experientes por aí que estão procurando sua próxima bebida. Esses clientes estão com sede de novas experiências, então há uma oportunidade única para vodkas verdadeiramente inovadores.”

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!