Vamos começar bem do começo… O que é um copo? Você já se fez essa pergunta?

Pegando uma boa referência no wiki , copo é um recipiente feito de vidro, plástico ou de outros materiais resistentes a baixas e altas temperaturas, de formato cilíndrico, com ou sem tampa, usado para acondicionar pequenas porções de líquidos.

Muita gente já percebeu que os plásticos são responsáveis por grande parcela do lixo que polui a natureza e infelizmente não é reciclado. Poucas pessoas sabem que o plástico demora entre 50 a 100 anos para se decompor na natureza. Então porque não usar soluções práticas e ecológicas para quando não há necessidade de um copo de vidro ou cristal?!Copos

Pensando nisso, a empresa ECOPOS criou uma linha de copos ecológicos feitos de papel reciclado e com revestimento plástico. Com a capacidade de 65 mililitros, é ideal para aquele cafezinho no meio da tarde.

A meta da empresa é diminuir o impacto ambiental e quantidade de lixo produzida, além de ocupar menor espaço para armazenar e transportar, fazendo com que menos viagens sejam necessárias, o que também ajudaria a diminuir os gases poluentes emitidos no transporte.

copoDiferente do plástico com tempo de decomposição de 50 a 100 anos, esse copinho se decompõe em até 1 ano e meio. Então compare: 1.200 meses contra 18 meses… Tá mais do que justificado!

Quer mais um motivo?! Copinhos plásticos para café de 50 ml saem em média 37 reais para cada lote de 2500 unidades, algo como 0,0148reais/unidade. Já os Ecopos custam aproximadamente 50 reais cada lote com 4.000 copos, o que dá 0,0125 reais a unidade.

Vale dizer que eles podem ser usados para doses repetidas, ou seja, tomou seu primeiro gole quentinho de chá, pode colocar outro em seguida, tranquilamente. Mas não são reutilizáveis. Só que ninguém reutiliza os de plástico também.

Pense que legal seria fazer uma festinha de criança no colégio, ensinando-as o porquê de usar esses copos.

Tá bom, aí você me diz que não gostou do logo e da propaganda deles no copo… Eu também. Mas, pensando nisso, a empresa permite a personalização dos copos com seu logo, em até três cores. Mais um ponto para o projeto.

O papel utilizado no copo é proveniente de madeiras de reflorestamento e produzido com 100% de fibras virgens. Não utilizam químicos branqueadores no papel, pois fazem mal à saúde, daí a sua aparência creme/parda. Por essas e outras que eles conquistaram diversos certificados de sustentabilidade.

E se você quiser vê-los em uso em breve, é só participar do Mentes Brilhantes 2013. Com certeza eles estarão lá para os convidados tomarem água e café.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!