A Diageo introduziu drones em uma tentativa de impulsionar a eficiência agrícola e os benefícios ambientais em sua produção de tequila no México.

A produtora das tequilas Don Julio e Casamigos ampliou o uso de drones em suas fazendas de agave em Jalisco, no México, após um piloto bem-sucedido realizado em 2020.

Os drones trabalham em parceria para coletar dados sobre plantas de agave para conduzir melhores decisões agrícolas, reduzir o uso de água e fertilizantes e diminuir o uso de veículos para reduzir as emissões de carbono. Eles podem identificar quando as plantações precisam de suporte e dispensar a quantidade necessária de uma mistura exclusiva de fertilizantes de água.

Trabalhando em pares, um drone identifica as plantas de agave que precisam de atenção e coleta dados sobre seu crescimento, e o outro dispensa a mistura líquida exclusiva quando necessário à noite, quando os estômatos estão abertos.

Wellington Pauperio, diretor de fornecimento de tequila e mezcal da Diageo, disse: “Estamos incrivelmente orgulhosos de sermos pioneiros no uso de drones em nosso cultivo de agave, para melhorar a eficiência em nossas operações agrícolas enquanto lideramos nossa inovação industrial e adoção de tecnologia. Essa iniciativa também traz capacidades adicionais para nossa equipe, novas oportunidades para o pessoal nas comunidades em que operamos e contribui para um mundo mais sustentável, reduzindo o uso de recursos, incluindo a mistura de água em nossas plantações.”

A coleta de dados ajudou os plantadores de agave a tomar melhores decisões sobre o uso de recursos.Também mostrou a melhor hora do dia para regar as plantas – as primeiras horas quando está mais frio, quando a planta está mais receptiva à água e quando há menos vento para reduzir a perda de água.

Ewan Andrew, diretor de sustentabilidade da Diageo, disse: “À medida que a demanda por tequila continua crescendo, queremos ser capazes de aumentar nossa eficiência agrícola, mas de uma forma que também seja gentil com o planeta. Esta iniciativa é um exemplo perfeito dos dois se unindo. É uma maneira empolgante de usar a inovação tecnológica para aumentar a produção, qualificar nossos agricultores e nos ajudar a atingir nossas metas de sustentabilidade para 2030”.

A Diageo diz que essa agricultura de precisão resultou em uma queda prevista de dois terços no uso de água. Além disso, à medida que os drones sobrevoam os campos de agave da Diageo, menos tratores são necessários para percorrer as terras agrícolas, o que oferece o benefício secundário de reduzir as emissões de carbono.O uso de drones permitiu que os plantadores de agave gastassem tempo plantando e cultivando novos agaves – em seus resultados semestrais divulgados em janeiro, a Diageo informou que seu negócio de tequila cresceu 28%.

texto escrito por Phoebe Fraser para o FoodBev.Com e traduzido pelo Mixology News.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!