A bartender Bruna Abeijon ensina a preparar o Ubá, drinque inspirado na canoa indígena

Muito antes da chegada dos gaúchos, os índios guarani já cruzavam os rios dos pampas em suas canoas e cultivavam a erva mate. Mas, mesmo tão tradicional, o chimarrão e seu amargor passam longe de figurar entre os sabores comuns em balcões no Rio Grande do Sul.

Para criar o segundo cardápio autoral do Vasco da Gama 1020 inconfundível bar de portas amarelas em Porto Alegre, a bartender Bruna Abeijon teve a ideia de aumentar o uso de insumos relacionados ao paladar local. E para carta, criou o drinque Ubá que homenageia uma tradicional canoa indígena feita de uma única peça de madeira.Além de usar a erva símbolo dos gaúchos, Bruna escolheu ainda uma cachaça orgânica gaúcha. Trouxe também a camomila que vai muito bem com o mate. Por fim, buscou ainda aproveitar ao máximo das frutas no bar, e por isso a casca do limão decora o coquetel.

Os mais tradicionais podem até ter torcido o nariz para um drinque que une cachaça e o amargor do chimarrão, mas o fato é que a base sour tem bastante aceitação com o público da casa.

Bruna começou no mundo da coquetelaria há seis anos no Dirty Old Man de onde saiu para abrir sua própria empresa de eventos, treinamentos e oficinas. Chegou como consultora para ajudar na abertura do Vasco da Gama, 1020 há dois anos e acabou se tornando chefe de bar até chegar ao posto de gerente que ocupa hoje. É ainda a responsável pelo cardápio de drinques do Vineria 1976 além do Agulha e Cósmica em parceria com Leonardo Tonetto. Mesmo admirando o momento de criação quase totalmente livre que os campeonatos propiciam, nunca participou de nenhum. Tem mantido o foco em receitas para os clientes e que sejam viáveis no dia-a-dia.
Certamente é o caso do seu
Ubá, um dos #365DrinquesDoBrasil. Uma opção infelizmente não está mais na carta do Vasco da Gama, 1020, mas eventualmente pode entrar como especial da semana.

APRENDA A RECEITA

Ubá

50 ml de cachaça branca orgânica Weber Haus
20 ml de suco de limão
20 ml de xarope de erva mate e camomila
40 ml de clara de ovo pasteurizada
Casca de meio limão, casca de cítricos e camomila

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e faça o dry shake.
Adicione cubos de gelo, bata e coe para um copo baixo com gelo. Finalize com uma casca de meio limão, cítricos e camomila.

Para o xarope de erva mate e camomila:

50 g de camomila
150 g de erva mate pura folha
1,5 litro de água + 1,5 kg de açúcar

Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture e leve ao fogo até ferver. Desligue, deixe esfriar e coe. Obs: A infusão do xarope é feita a quente para extrair da erva mate amargor semelhante ao do chimarrão.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!