Por dentro do Statera, drinque que colocou Matheus Cunha na grande final do Bacardí Legacy 2019/2020

Statera é um dos três drinques finalistas da competição global Bacardí Legacy, drinque criado pelo bartender paulistano Matheus Cunha, bartender residente do Tetto Lounge Bar, em São Paulo.

Junto com os bartenders Mario Oliveira e Roddy Oliveira, ambos de São Paulo, Matheus completa o trio eleito para disputar o prêmio maior no Brasil em busca da vaga para Miami, EUA onde ocorrerá a final global.

Agora, até a grande final que acontece início de fevereiro, os três finalistas participam da campanha do coquetel, onde cada um deles tem que cumprir alguns desafios para mostrar que seu coquetel pode ser tornar um clássico.

Para isso, eles contam com o apoio da comunidade de coquetelaria brasileira. Entre em contato com o Matheus pelo instagram para saber como você pode participar e ajudar na campanha do Statera.

#Statera #Equilibrei #Equilibrio

Quem é o finalista?

Atualmente à frente do Tetto Lounge, em São Paulo, Matheus Cunha, 36, trabalha como bartender há 18 anos. Sua história atrás do balcão começou por acaso, mas logo ele se apaixonou pela profissão e hoje carrega 14 títulos nacionais, 1 título latino-americano e em 2016 foi eleito um dos 10 melhores bartenders do mundo, em Londres.

O bartender considera o Bacardí Legacy uma verdadeira vitrine para o mundo e, também, uma grande troca de experiências. Seu coquetel, chamado de Statera, é sua maneira de deixar um testamento em vida homenageando pessoas que se foram e deixaram grandes aprendizados.

“O campeonato me ajudará a testar o quanto estou preparado para desafios. A inspiração para o Statera veio do fato de todos deixarem testamento antes de sua morte, mas eu quero deixar o meu em vida, sem pensar nisso, por meio do Bacardí Legacy. Assim começa o meu legado”, comenta.

Por dentro do drinque

Convidamos Matheus a nos contar sobre como é o seu drinque do ponto de vista sensorial e de acordo com o finalista:

“O Statera traz no paladar uma experiência muito equilibrada como a própria palavra já diz.
No sabor é possível sentir notas de avelã, cana-de-açúcar, amêndoa e um retrogosto defumado.

Quando equilibrado, por mais que tenhamos bitters ele não é uma drinque amargo, por mais que tenhamos licor ele não é um drinque doce e com todos elementos acaba se tornando um drinque extremamente equilibrado e possível de ser consumido a qualquer ocasião.”

aprenda a receita

Statera

50 ml Bacardí Reserva 8
1 ml whisky estilo Islay (Laphroaig)
15 ml Frangelico licor
3 dashes Angostura Aromatic Bitter’s
3 dashes Angostura Orange Bitter’s

Em um mixing glass com cubos de gelo coloque todos os ingredientes e mexa bem.
Passe para um copo on the rocks e finalize com grapefruit desidratada e uma cereja.

A grande final acontece em fevereiro de 2020 na cidade de São Paulo e você acompanha através do Mixology News todas as informações do Bacardí Legacy 2019/2020.

Saiba tudo sobre o Bacardí Legacy 2019/2020 aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!