Aprenda a preparar o Lagarteando, drinque da bartender Jey Silva

Todo gaúcho sabe que mesmo em dias de sol é possível passar frio. Afinal, não é preciso ser “sangue frio” (ou ectotérmico) como um lagarto para apreciar a fina arte de lagartear. Um chimarrão, uma bergamota (a tangerina) sol e vento gelado tornam qualquer pessoa um animal de sangue frio, sempre em busca de se aquecer para não tilintar.

Para homenagear a tradição gaúcha de tomar chimarrão e comer uma bergamota ao sol, Jey Silva criou o seu Lagarteando. Os ingredientes fazem alusão direta à forma tradicional de praticar o culto ao sol.  Um cordial de bergamota representa o aroma da lagarteada, folhas bem grossas de erva-mate, ideais para um chimarrão de qualidade, são infusionadas no vermute. Por fim, uma infusão de macela, planta que pela tradição gaúcha é colhida na Sexta-Feira Santa antes do nascer do sol. Reza a lenda que tal procedimento aumenta a eficiência do chá. Além disso, a macela é um dos símbolos oficiais do estado.

O respeito à tradição e sabores locais no Lagarteando tem como base alcoólica o gim. Mas o principal diferencial do drinque é que ele é servido quentinho, como se fosse o próprio chimarrão. Afinal, ninguém vai querer gelar o lagarto.

Nascida em Bagé, Jey Silva veio para Porto Alegre em 2010 para um show do Metallica e nunca mais voltou para o interior. Concluiu o ensino médio na capital gaúcha, começou a cursar faculdade de direito, mas logo viu que não era na advocacia que estava sua paixão. Em 2012 começou a fazer bico no salão de uma balada chamada Clube do Silêncio e já em 2013 pulou para trás do balcão para não mais sair.

De lá passou para o Margot e na sequência criou seu primeiro cardápio de autorais em bar burlesco que também é casa de chás, o Von Teese. Passou ainda pelo Quentin’s até chegar ao Kamão, sua casa atual onde além de assinar a carta exclusiva, já teve a oportunidade de participar do campeonato da Beefeater em 2017 e de ser semifinalista do Chivas Masters de 2018.

Quem quiser afastar o frio com o sabor do chimarrão e de uma berga em uma única cuia, o Lagarteando é servido no Kamão ao custo de R$ 28. Um drinque para esquentar o corpo dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Largateando

50 ml de gim
30 ml de vermute infusionado com erva-mate
20 ml de cordial de bergamota
100 ml de infusão de macela quente

Fazer o throwing do gim, do vermute e do cordial. Passar para um copo de cerâmica em formato de cuia e completar com a infusão de macela ainda quente. Decorar com um ramo de macela e um gomo de bergamota.

Receita de cordial de bergamota (tangerina)

200 ml de suco de bergamota
350 ml de água mineral
200 g de açúcar refinado
6 g ácido cítrico
2g ácido tartárico
3 cascas de bergamota

Ferver a água em uma panela e adicione os sólidos até dissolver. Por fim, coloque o suco e deixe ferver com as cascas por um intervalo entre 3 e 7 minutos.

Receita de infusão de vermute com erva-mate

400 ml de vinho branco seco
100 ml de água mineral
200 ml de brandy
150 g de erva mate
3 cascas de limas
3 cascas de laranja
10 folhas de erva-mate

Em um vidro, coloque as folhas e cascas junto com o brandy e deixei descansar por 2 ou 3 dias. Depois, ferva a erva-mate por cerca de 2 minutos e baixe o fogo, acrescente o vinho branco e deixe por mais 2 minutos. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Por fim, adicione o brandy e está bem lindo e pronto.

Receita de infusão de macela

300 ml de água mineral
30 g de macela

Ferver a água com a macela por cerca de 10 minutos. Coe e reserve.

créditos da foto do drinque: Tales Hidequi

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!