Aprenda a preparar o Gonzaga, drinque de Marcelo Pereira

A música brasileira tem uma grande matriarca, Chiquinha Gonzaga, nome maior na popularização e consagração dos sons populares feitos nesse imenso país. Maestrina e compositora, levou o som do piano para o povo e os ritmos do povo para a festas da elite no Palácio do Catete.

Mas não será por falta de Gonzaga que se matará de sede esta nação. Além de Chiquinha, temos Luiz Gonzaga. Gonzagão, o Rei do Baião, de Asa Branca, Xote das Meninas e tantos sucessos.

Nada mais justo que um drinque brasileiro homenageasse a grande matriarca e um de nossos muitos reis. Assim surgiu o Gonzaga de Marcelo Pereira, drinque cuja verdadeira inspiração é proporcionar experiências novas com bebidas brasileiras tradicionais em suas regiões. Nada mais justo, que o ingrediente base seja o Netuno Gengibre, capítulo à parte da coquetelaria nacional.

Uma cachaça branca, um vermute tinto, um sour mix e uma infusão de suco de gengibre com hortelã seca funcionam como a banda de apoio. Estão lá para fazer brilhar o grande astro da noite Netuno Gengibre dentro do show do Gonzaga.

O bartender Marcelo Pereira teve seu primeiro contato com a hotelaria no ano de 2014, quando foi trabalhar no restaurante de um navio de cruzeiro, período que o levou a visitar mais de 15 países diferentes. No ano seguinte voltou para a cidade natal de Porto Alegre e começou a carreira de bartender no Virgem Bar, onde ficou até 2017.

O período de aprendizado e muitos cursos no primeiro emprego acabaram rendendo o convite para assumir a chefia do Agulha Bar, balcão inaugurado em agosto de 2017.Quem quiser provar o show do Gonzaga no copo é só chegar no Agulha, o drinque segue na carta fixa do bar a custo de R$ 22. Mais um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Gonzaga

50 ml de Netuno Gengibre
20 ml de cachaça branca
20 ml de vermute tinto
30 ml de sour mix
05 ml de infusão de suco de gengibre com hortelã seca

Faça o preparo batido na coqueteleira com gelo. Na sequência uma dupla coagem para um copo baixo com gelo. Decore com canela em rama com tomilho dentro.

Receita de Sour Mix

700 ml de suco de limão tahiti coado
300 g açúcar refinado

Bater os ingredientes no liquidificador e engarrafar.

Receita de infusão de suco de gengibre com hortelã seca

550 ml de água mineral
150 g de gengibre picado
10 g de hortelã seca

Primeiro bata no liquidificador 250 ml de água com o gengibre. Na sequência, coe a mistura para uma panela com 300 ml de água. Leve ao fogo baixo e mexa até antes do ponto de fervura. Desligue o fogo e só então adicione a hortelã seca. Deixe descansar por 10 minutos dentro da panela para extrair a refrescância da hortelã e por fim coe para uma garrafa. A dica é que o gengibre ajuda a manter a picância do Netuno mais tempo no paladar.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!