Aprenda a preparar o Sinestesia, drinque de Ítalo Parente De Paula

A mente humana é espaço de livres associações. Dentro dessa lógica, certos sons evocam determinadas imagens, cheiros nos fazem lembrar um toque especial, gostos nos transportam no tempo e espaço. Para resumir esses diferentes “planos sensoriais” existe a figura de linguagem da sinestesia.

Em uma madrugada no Guarita Bar, portas fechadas e coquetéis autorais para os amigos remanescentes, Ítalo de Paula criou o seu Sinestesia. A inspiração veio de Manaus, sua terra natal e do campo. O coquetel surgiu para provocar uma ligação com a natureza e o frescor do campo.

Para isso, formiga saúva como guarnição e em infusão, além de perfume de capim santo, tintura de cogumelos e bitter de cardamomo. Para a base alcoólica, Jerez e vermutes para fazer um autêntico “low alcohol cocktail”, tendência mundial de baixa graduação alcoólica mas com um sabor bem fincado no Brasil.

Com apenas 23 anos, Ítalo de Paula trabalhou nos últimos 2 anos como bartender. Começou fazendo extras em baladas em Manaus e depois foi para um bistrô que tinha Marcelo Serrano como consultor. Ao observar a beleza do trabalho de Marcelo na elaboração do cardápio, Ítalo se apaixonou de vez pela mixologia.

Veio então o convite para chefiar o UME Bar Food, consultoria do mixologista Alex Mesquita. Mas foi após conhecer Jean Ponce, ainda em Manaus, que Ítalo mudou-se para São Paulo, onde atende no Guarita Bar.

Para aproveitar a personalidade forte do Sinestesia, é só chegar no Guarita, o drinque foi justamente criado para a nova carta exclusiva do bar. Uma legítimo low alcohol dentre os #365DrinquesDoBrasil, para brindar com muita saúde e saúvas.

APRENDA A RECEITA

Sinestesia

30 ml de Jerez Seco
30 ml de vermute tinto com infusão de formigas saúvas
30 ml de vermute seco
3 gotas de tintura de cogumelos
1 dash de bitter de cardamomo
2 borrifadas de perfume de capim santo

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem. Coe para um copo baixo com uma pedra grande de gelo e finalize com a borrifada de capim santo.

Receita de infusão de vermute tinto com formigas

1 litro de vermute tinto
50 g de formigas saúvas

Adicione as formigas ao vermute tinto refrigere e deixe infusionar por 4 dias.
Para finalizar, faça uma coagem fina para um recipiente adequado.

Receita de tintura de cogumelos

100 ml de álcool neutro
30 g de cogumelos funghi e shimeji

Junte os ingredientes e deixe descansar sob refrigeração durante dois dias.
Para finalizar, faça uma coagem fina para um recipiente com conta gotas.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!