Aprenda a preparar O Galego Francês, drinque do bartender Vinícius Laurentino

Antes das novelas de Manoel Carlos, antes da ponte no canal do Jardim de Alah, antes do bonde circular da Gávea, havia o Campo do Leblon.

Tratava-se de uma propriedade rural no areal entre as atuais Avenida Visconde de Albuquerque e Rua General Urquiza e a rua Dias Ferreira e a praia. Seu dono era o francês Emmanuel Hyppolite Charles Toussaint Leblon de Meyrach, ou simplesmente Charles Leblon.

Para homenagear o pecuarista que também produzia óleo de baleia lá no século XIX, Vinícius Laurentino criou o drinque O Galego Francês. A receita rendeu uma bela viagem patrocinada pela cachaça Leblon através do projeto Cachaça University em 2016.

A base da receita é claro, é a cachaça Leblon acompanhada do toque cítrico do limão galego. Complementam a mistura uma geléia de ameixa artesanal e o bitter Angostura. Por fim um espumante brut rosé honra a nacionalidade do homenageado.

Com quase dez anos de bartender, Vinicius Laurentino entrou no mercado com uma formação como sommelier. Teve ainda uma longa passagem pela hotelaria quando aprofundou-se na coquetelaria clássica. Atualmente no entanto, desenvolve um perfil mais criativo e autoral.

Há quatro anos como chefe de bar no Churrasquim Floripa, também presta consultoria para bares e restaurantes na elaboração de cartas de coquetéis. Mesmo sem o costume de participar de campeonatos, esse ano está na semifinal em dois importantes prêmios nacionais, o World Class e o Chivas Masters.

O sabor d’O Galego Francês está na carta do Churrasquim Floripa, tradicional casa na capital catarinense, o custo é de R$ 22,90. Mais um dos #365DrinquesDoBrasil que é um convite para viajar o país ou simplesmente pedir no balcão.

APRENDA A RECEITA

O Galego Francês

40 ml de cachaça Leblon
2 colheres bailarinas de geléia artesanal de ameixa
15 ml de limão galego espremido
2 gotas de Angostura bitter
completar com espumante brut rosé

Em uma coqueteleira com gelo bata todos os ingredientes, menos o espumante.
Coe duplamente para um copo longo ou caneca de vidro com gelo. Complete com espumante e finalize com uma fatia de limão desidratado e sirva com canudo de papel.

Receita de geléia artesanal de ameixa

600 ml de água mineral
400 gramas de açúcar demerara
1 quilo de ameixa roxa com casca

Corte a ameixa com a casca em pequenos pedaços e descarte o caroço. Leve os ingredientes para uma panela e deixar cozinhar em fogo baixo por 3 horas. Na sequência, coloque em potes e deixe esfriar. Mantenha os potes prontos e devidamente etiquetados na geladeira por 15 dias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!