Aprenda a preparar o Bico Amarelo, drinque do bartender César Henrique

Os filmes de animação Rio e Rio 2 giram ao redor das aventuras e desventuras da ararinha-azul chamada Blu. Pássaro nascido no Rio, mas criado em cativeiro nos Estados Unidos e incapaz de voar. Mas um outro personagem com asas é destaque merecido no elenco, o tucano Rafael. Sempre disposto a ajudar, é esse tucano do bico amarelo que se esforça para tentar ensinar o gringo a voar pelas montanhas e praias cariocas.

Foi na época de lançamento do filme Rio 2, Cesinha criou o seu Bico Amarelo, coquetel criado especialmente para o World Class e que marcou o início de uma trajetória de especialização para o bartender. O drinque é uma homenagem ao tucano gente boa que ajuda a ararinha-azul em mais uma aventura.Trata-se de uma receita refrescante e apimentada e que para tomar o cliente faz um bico. O desfile de ingredientes começa com vodka e Cointreau no abre-alas, seguidos de xarope de limão siciliano, polpa de maracujá, essência de baunilha e 3 gotas de tabasco. Como grande adereço final, pimenta biquinho. O resultado é pra tomar com cuidado para não sair voando e sambando por aí ou querer ensinar os amigos a voarem.

O bartender Cesar Henrique, ou simplesmente Cesinha, tem mais de 10 anos na noite. Começou como segurança de balada, mas num desses freelas, o contratante achou que ele não tinha muita “cara de segurança” e o incentivou a fazer teste para uma vaga de garçom. Cesar então entrou para o time de salão do Bebo Sim e de lá começou a se aventurar em direção ao balcão. Fez cursos de bar e engrenou o passo. Foi para a Casa 92 onde ficou por 5 anos, depois foi para o Banana Café, com Mauro Lucas. Trabalhou também ao lado de Laércio Zulu até chegar ao Futuro Refeitório onde está hoje. Atualmente, além do balcão, é também atleta amador. O lado Cesinha #bartenderCorredor é certamente motivo de orgulho.

O Bico Amarelo ficou na carta do Casa 92 por 3 anos, mas continua na memória de Cesinha. Quem quiser provar é só pedir no balcão do Futuro Refeitório ou preparar por si a receita. Mais um resgate animado dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Bico Amarelo

60 ml de vodka
25 ml de Cointreau
20 ml de xarope de limão siciliano
20 ml de suco de laranja
20 ml de polpa de maracujá
10 ml de essência de baunilha
3 gotas de tabasco

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e bata bem. Na sequência, faça coagem dupla para uma taça crustada com açúcar e canela. Decore com uma pimenta biquinho.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!