Aprenda a preparar o Dutch Vacation, do bartender Felipe Pennafiel

A Holanda também conhecida pelo nome de Países Baixos disputa cada palmo de seu território com o oceano. E com o aumento do nível dos oceanos a tendência é que os holandeses tenham de investir ainda mais nos seus diques. Mas nem sempre foi assim, lá nos tempos da Companhia Holandesa das Índias Orientais Amsterdã era a capital de uma potência econômica ultramarina com territórios no Caribe, na América do Sul e na Ásia.

Mas nenhum império se ergue sem um bom destilado para ser consumido por seus marinheiros e comercializado com terra distantes. Antes mesmo dos ingleses criarem o gin, havia o genever um destilado super alcoólico à base de vinho de malte saborizado com ervas.Como a Holanda não tem mais marinheiros cruzando o oceano em barcos de madeira Felipe Pennafiel, mantendo a união da tradição com o contemporâneo, traz uma outra imagem desse povo de grande estatura e baixa concentração de melanina para fazer o seu drinque Dutch Vacation (Férias Holandesas), o turista holandês.

Na coquetelaria o genever é hoje um destilado ancestral de produção local bem desconhecido fora das fronteiras da Holanda e da Bélgica. A bebida tem dois tipos de designação oude (velha) e jonge (jovem) que designa a técnica de fermentação, sendo a primeira mais tradicional e rudimentar, de sabor mais maltado e menos neutro que a técnica “moderna”.

A outra base alcoólica escolhida por Pennafiel para seu drinque é o gim Virga, produzido no Brasil e certamente capaz de agradar o paladar de qualquer turista. Para complementar o jeito gringo de férias nos trópicos, Felipe optou em fazer uma releitura de coquetel tiki, bebida em geral a base de rum e servida nos tradicionais copos com carrancas polinésias.

De acordo com Pennafiel, o que define um tiki, no entanto, é base cítrica, trazida pelo limão tahiti e as especiarias, “tempero” que  fica a cargo do pastis Ricard enquanto o grenadine traz um sabor frutado da româ.

Felipe Pennafiel começou a trabalhar em bar meio que por acaso, tal qual muitos bartenders. Recém formado em um curso de operação de áudio, foi convidado para um amiga para trabalhar em um bar dentro de um salão de cabeleireiros e daí nasceu a certeza que era com isso que Felipe queria trabalhar. Daí começou a busca por cursos de coquetelaria.

Ainda iniciante na trajetória atrás do balcão, Pennafiel já passou pelo Tex na rua Augusta, Hotel Bar e agora está no Home SP. E é justamente para a nova carta de drinques do Home SP que nasceu o Dutch Vacation, com previsão de estrear em fevereiro de 2018.

APRENDA A RECEITA

Dutch Vacation

30 ml Virga gim
30 ml Boombjes Oude Genever
10 ml 1883 Grenadine
20 ml suco de limão tahiti
2 dashes Ricard Pastis

Adicionar o gin Virga, Boompjes Genever, limão tahiti, 1883 Grenadine e Ricard Pastis em uma coqueteleira com gelo. Bata vigorosamente  e faça uma coagem simples para um copo com gelo britado.
Decore com hortelã, zimbro, limão e caqui desidratado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!