Clementine Caffè – tardes de tangerina
Clementine Caffé foi uma das receitas desenvolvidas para a Revista Espresso de 2009 com matéria sobre Drinques de Inverno.
Ela já foi tema de música do cantor Johnny Cash, nome de personagem em filme hollywoodiano e eternizada no cancioneiro popular americano com o trecho oh querida Clementine.
A tangerina, como é mais conhecida no Brasil, é a estrela do drinque de inverno com café que o mixologista Marco De la Roche preparou.
De acordo com Marco, a proposta era cria um drinque que pudesse ser reproduzido em casa e a ideia de usar a tangerina na elaboração veio pelo colorido da fruta.
De olho nas tendências, mas sem tirar o pé do tradicional, Marco – que também é barista – criou o Clementine Caffè, que para ele tem sabor de fim de tarde e papo a dois.
Perguntado sobre por que o drinque combina com o inverno, Marco buscou respaldo na ciência. “Primeiro porque é quente, tem graduação alcoólica e os cítricos despertam a sensibilidade do paladar. E segundo porque leva creme e é natural nesta época ingerir mais gordura. Os animais, por exemplo, têm sempre uma camada maior de gordura para se proteger do frio.”
60 ml de café espresso
30 ml de licor de laranja Grand Marnier
30 ml de licor de chocolate branco Godiva
5 gotas de suco de tangerina
2 fatias finas de gengibre
Uma porção de chantilly
Raspas de chocolate branco
Raspas de tangerina
Modo de preparo:
Em uma taça para drinque quente, tamanho médio, coloque o Grand Marnier, o Godiva e as gotas de tangerina.
Mexa suavemente. Passe as fatias finas de gengibre na borda, despeje a mistura e adicione o espresso.
Acrescente uma porção de chantilly e finalize com raspas de tangerina e chocolate branco.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!