Costa Rica é o tema do mês da Rota do Café

Depois de passar alguns dias no Tennessee aproveitando a comida local, tours pela destilaria Jack Daniel’s e assistir a uma partida de um esporte chamado Lacrosse (!?), me vi desembarcando em San José,capital da Costa Rica!

O mais engraçado é que a minha memória deste belo país antecede à minha chegada.

Em 2010, lembro-me de estar no “backstage” do Campeonato Mundial de Baristas (WBC) em Londres e experimentar o café costarriquense que o Michael Phillips usou para fazer o seu espresso.

Peguei o café de uma xícara de onde já tinham tomado um gole e provei um café sensacional: acidez elevada, incrivelmente doce e com sabor de cereja.

Após prová-lo, fiquei curioso para conhecer o mercado de cafés da Costa Rica. Até aquele ano eu não conhecia nenhum outro país produtor de café além da minha pátria amada, portanto fiquei com aquele pensamento de um dia visitar esses outros mercados. E em abril desse ano, finalmente eu consegui ir!

É claro que eu sabia que não encontraria o mesmo café em cafeterias locais, mas eu já havia provado cafés da Costa Rica maravilhosos e que não tinham sido escolhidos para competições.caféEncontrei lugares onde as pessoas tinham bons equipamentos, baristas treinados, mas o café deixava a desejar. Em outros, os grãos parecias bons, mas a mão de obra e/ou condições das máquinas não ajudavam.

Constatei que os melhores cafés não ficam no país, o que me fez levantar as mãos para os céus e agradecer pelas excelentes cafeterias e cafés que temos no Brasil.

Você consegue tomar bons cafés na Colômbia, Guatemala e Peru, países que exportam a maioria de seus cafés especiais mas que deixam parte dessa produção para consumo local.

Mas ainda há esperança! Profissionais internacionais têm dado as caras por lá e ensinado a importância de servir um bom café e desenvolver o mercado para consumidores locais e turistas.

Cafeterias como Kai Café (foto acima) e o +Más Café já se deram conta de que a qualidade é importante e necessária.San José tem pessoas fantásticas e amáveis, é uma cidade segura, perto de vulcões, fazendas de café e está a poucos quilômetros de praias paradisíacas. Quer um conselho? Peça uma cerveja Imperial e aproveite das coisas boas de lá!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!