Aprenda a preparar o Cajuzin, drinque do bartender William Barão

Como transformar em amizade a lendária rivalidade entre cariocas e paulistas? Primeiro, é preciso olhar para os ingredientes populares nos dois extremos da via Dutra, buscar os mais marcantes e, claro, os que fazem sucesso na Cidade Maravilhosa e na Paulicéia Desvairada.

Foi para unir sua terra natal com sua casa em São Paulo que William Carvalho, o Barão, criou o seu Cajuzim. O drinque faz primeiro uma homenagem ao clássico paulistano do Caju Amigo, aproveitando que o suco de caju é refresco e picolé tão popular no Rio de Janeiro. Chega de jeito ainda a paçoca, doce presente e toda caixa de boteco carioca. A presença alcoólica fica a cargo da neutra vodka, o mix de cítricos traz a necessária refrescância e o xarope de canela o toque de especiarias.

William Carvalho “Barão” acumula uma trajetória de 16 anos de bar. Ganhou o apelido na extinta boate Baronneti mas já esteve no Bar dos Descasados, Café del Mar, Astor e Sobe. Nesse último teve a oportunidade de exercer uma coquetelaria autoral e ganhou destaque com a indicação para diversos prêmios. Nesse quesito, destaque para um segundo lugar no Absolut Creative Drinks. Atualmente Barão está à frente do Grupo Rubaiyat, com cinco restaurantes espalhados pelo Brasil.

Aos cariocas em São Paulo ou para os paulistanos que apreciam um sabor carioca, o Cajuzim do Barão está na carta do Figueira Rubaiyat ao custo de R$ 31. Drinque de união das maiores cidades do Brasil e um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Cajuzim

70 ml de vodka
30 ml de mix cítricos
20 ml de xarope de canela
80 ml de suco fresco de caju
10 gramas de paçoca doce peneirada

Primeiro cruste uma taça coupé grosseiramente com a paçoca e reserve. Coloque todos os ingredientes numa coqueteleira com bastante gelo e bata vigorosamente. Na sequência, faça dupla coagem direto para a taça previamente crustada.

Receita de mix de cítricos

100 ml de suco de limão siciliano
100 ml de suco de grapefruit
100 ml de suco de tangerina

Em um recipiente apropriado, misture todos os ingredientes e reserve por um dia.

Receita de xarope artesanal de canela

500 ml de água mineral
500 g de açúcar refinado
50 g de canela em pau ralada

Junte todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo por cerca de 15 minutos. O segredo do xarope é ralar na mão a canela em pau, dá mais trabalho, mas o resultado faz a diferença.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!