Aprenda a preparar o Vena, drinque do bartender Vini Dias

Noites lotadas são também oportunidades de exercer a criatividade e fazer mais com o que está à mão. Afinal, não importa se a o balcão está repleto de novos clientes ou dos que “batem ponto”, é importante sempre atender bem a todos.

Em um dia de bar lotado quando trabalhava no Riviera, Vini Dias recebeu um pedido inusitado em uma comanda vinda de um cliente habitual. Ele estava com um amigo e queria um coquetel novo ali na hora. No melhor estilo, quem sabe faz ao vivo, Vini lembrou-se de uma garrafa de Amaro Lucano que o Fabio La Pietra deixou para degustação e decidiu usar. O resultado ficou bom, mas claro, recebeu uns ajustes posteriores.

Foi assim que nasceu assim o Vena, um drinque a base de cachaça com Amaro Lucano, Cointreau e limão siciliano. Tudo isso batido e servido em um copo baixo, simplicidade, força, amargor e o toque cítrico final.  Vinicius Dias Batista, ou simplesmente Vini Dias, começou sua trajetória como bartender em 2006 em empresas de bar para festa e trabalhou cerca de 2 anos em eventos sociais e corporativos. Em 2008 entrou para o time da Forneria San Paolo e daí construiu sua trajetória no mercado de restaurantes. Em 2010 foi ser chefe de bar no Insalata, onde ficou até 2013. De lá foi para o Riviera, onde logo assumiu a chefia de bar. Desde 2015 está no Praça São Lourenço.

Quem quiser desfrutar de um Vena tem duas opções, ou segue a receita e faz o seu, ou vai no Praça São Lourenço e pede direto para o Vini Dias. Afinal, o drinque já esteve na carta da casa, mas hoje é uma daquelas que o #365DrinquesDoBrasil tem orgulho de resgatar.

APRENDA A RECEITA

Vena

50 ml de cachaça branca
25 ml de Amaro Lucano
15 ml de Cointreau
15 ml de limão siciliano

Em uma coqueteleira com cubos de gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe duplamente para um copo baixo e finalize com uma casca de laranja bahia. Sirva sem canudo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!