Aprenda a preparar o Brown Eyed Girl, drinque da bartender Lucia Caparroz

A culinária inglesa é talvez mais famosa pelas consequências de diversas políticas de racionamento durante o século XX do que pela exuberância das receitas do século XIX. Vale destacar especialmente a diversidade e qualidade das sobremesas.

Apaixonada pela riqueza dos sabores criados no Reino Unido, Lucia Caparroz criou o seu Brown Eyed Girl uma combinação de ingredientes normalmente usados em sobremesas icônicas inglesas. Tal como na culinária a coquetelaria tem a missão de unir a técnica com o bom equilíbrio de sabores, com a diferença de que uma trabalha com um resultado sólido, outra com líquidos.

Na base da receita, whiskey Jameson infusionado em manteiga harmonizado com Amaro Averna que se complementam com o dulçor e acidez de um shrub de maçã verde caramelizada. Para fazer a ligação dos ingredientes, um bitter de chocolate e especiarias e uma tintura de cevada maltada para finalizar trazer aromas tostados e levemente defumados. Por fim a flor de sal que funciona, tal como na confeitaria, como um realçador de sabor.

Formada em publicidade e propaganda e com irmãos chefs de cozinha e proprietários de restaurantes, Lucia Caparroz carrega desde sempre uma forte influência da gastronomia. Mas sua primeira grande paixão foi mesmo confeitaria e para isso buscou uma formaçãono Reino Unido, e das receitas de apple crumble, sticky toffee pudding, treacle tart, bread and butter pudding que surgiu a inspiração do Brown Eyed Girl.

De volta ao Brasil em 2015, Lucia inaugurou ao lado da irmã, a chef Elisa Hill, o gastropub Camden House onde trabalhava no salão, mas também onde teve o primeiro contato com o bar, sob o comando de Paulo Corghis. No ano de 2017 recebeu a honrosa missão de reformular área de bar do Bistro Flor de Sal em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Foi uma oportunidade de mergulhar nos estudos e fazer da proposta uma oportunidade de promover a boa coquetelaria no interior.

Por hora o Brown Eyed Girl não está disponível para pedidos, mas será lançamento especial da carta de inverno dos restaurantes Flor de Sal Ribeirão e Rio Preto ao custo de R$ 28. Uma combinação britânica dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Brown Eyed Girl

60 ml Jameson em fatwash de manteiga noisette
15 ml Amaro Averna
20 ml shrub de maçã verde caramelada
1 dash bitter de chocolate e especiarias
2  borrifadas de tintura de cevada maltada
1 pitada de flor de sal

Em uma coqueteleira coloque o whiskey, amaro, shrub, bitter de chocolate e uma pitada de flor de sal, preencha com gelo e bata vigorosamente para aerar, gelar e diluir essa mistura, por aprox 10 segundos, usando cubos de gelo secos e sólidos. Coe duplamente em copo baixo com uma pedra de gelo grande e sólida e finalmente borrife duas vezes com a tintura de cevada maltada.

Receita Jameson em Fat Wash de manteiga noisette:

500 ml Jameson Irish Whiskey
100g manteiga sem sal de boa qualidade

Derreter a manteiga até que fique dourado escuro (sem queimar!), resfriar, adicionar ao whiskey em um pote selado, infusionar em temperatura ambiente por 48 horas chacoalhando a mistura a cada 12 horas. Colocar o pote com o whiskey e manteiga no freezer ou câmara fria até que a gordura se congele e se separe do liquido por completo. Passar a mistura por uma peneira bem fina, em seguida em coador de café ou pano adequado.

Receita de Shrub de maçã verde

100 g de maçã verde picada em pedaços
100 g açúcar cristal
100 g água filtrada
50 g vinagre de maçã

Caramelar o açúcar a seco (sem água) em fogo baixo, até que atinja uma cor âmbar escuro, adicionar a maçã picada e a água, ferver até que o caramelo se dissolva novamente, resfriar, adicionar o vinagre de maçã e embalar a vácuo para apurar os sabores. Antes de utilizar, coar em peneira fina para remover as maçãs. Manter refrigerado.

Receita de tintura de cevada

50 g de cevada maltada tipo Pale Ale
10g de cevada maltada tipo Chocolate
100 ml álcool de cereais 90% ABV:

Quebrar (triturar) levemente a mistura de cevadas em um processador, armazenar em um pote fechado hermeticamente e cobrir com álcool de cereais. Manter em local fresco e escuro, chacoalhar a mistura a cada 24 horas e infusionar por 5 dias. Em seguida coar a mistura em peneira bem fina, em seguida em coador de papel fino. Armazenar recipiente borrifador para borrifar por cima do coquetel.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!