Aprenda a preparar o My Garden 23, drinque do bartender Gabriel Santana

Quando chega a primavera a flora na Suíça floresce, com a beleza das plantas que tem muito pouco tempo para se multiplicarem. Dos Alpes aos lagos de Genebra as mais belas flores trazem beleza para a paisagem. Símbolo nacional a edelvais (Edelweiss) desabrocha da neve para crescer e abençoar a pátria como canta música homônima no filme “A Noviça Rebelde”.Acostumado ao frio e a beleza da Suíça, Gabriel Santana buscou uma mistura de ingredientes brasileiros para construir o seu jardim no drinque My Garden 23. Uma mistura inspirada na beleza da flora do Brasil mas bom de ser apreciada em lugares frios.

O resultado é um passeio emotivo pelos jardins de Gabriel. A base alcoólica é um Zacapa 23, que ajuda a dar nome ao drinque, com um cordial de açaí. Um blend de 2 vermutes com folhas de cataia complementa e uma espuma de água de coco com lecitina de soja finaliza. Destaque para a cataia, planta nativa da divisa do Paraná com São Paulo cujo nome em tupi significa “folha que queima”.

Logo após concluir sua formação em gastronomia pela Hotec, Gabriel Santana foi tentar a sorte na Suíça onde se formou em Hotelaria em Genebra no ano de 2012 para logo no ano seguinte passar um ano nos Estados Unidos para um Management Training no Roosvelt Hotel da rede Waldorf Astoria. Em 2014 estava de volta à Suíça para trabalhar no hotel Mandarin Oriental onde cresceu até se tornar chefe de bar. Na sequência passou pelo Tartares and Co. e o Bistrot 23, ainda em Genebra. Na volta ao Brasil chegou para comandar o Benzina Bar. Atualmente finalista no World Class 2018 Brasil, Gabriel tem boas premiações na Europa.

Em 2015, obteve um segundo lugar no Morand Suisse Romande e um terceiro no Stolichnaya Elit Switzerland. Já em 2016 foi um quarto lugar no World Class Competition Switzerland e a segunda colocação no Suisse Barkeeper Union, Suisse Romande. Por fim em 2017 duas vitórias, primeiro lugar no Leman Bar Contest (Suisse Romande) e no World Class Competition Switzerland. Dentre as viagens, destaque para visita das caves – Perrier Jouet e Mumm o World Class BootCamp e a destilaria Ketel One em Amsterdã.

Quer quiser um passeio pelo My Garden 23, o drinque estará disponível à partir de 19 de junho nas terças-feiras reservadas do Benzina. Uma mistura para desabrochar a beleza dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

My Garden 23

50 ml de rum Zacapa 23
25 ml de cordial de açaí
15 ml de infusão de vermutes em folhas de Cataia
Espuma de água de coco com lecitina de soja
2 gotas de bitter de canela
1 alecrim fresco

Junte todos os ingredientes no mixing glass, mexa até ficar gelado e sirva em um copo com grande pedra de gelo. Finalize com espuma de água de coco e o bitter de canela. Sirva acompanhado de pedaços de coco desidratados defumados com canela e alecrim diante do cliente.

Receita de cordial de açaí

1 kg de polpa do açaí sem açúcar
200 g de açúcar refinado
100 g de açúcar mascavo
50 ml de xarope de cupuaçú
50 ml de suco de limão tahiti
1 xícara de água mineral
15 g de ácido cítrico diluído em água

Em uma panela, reduza a polpa de açaí, o açúcar e o açúcar mascavo misturados na água. Filtre tudo no coador de café e refaça a redução até deixar a mistura bem homogênea. Adicione o ácido cítrico previamente diluído em água e corrige com suco de limão a gosto.

Receita de infusão de vermute em folhas de Cataia

700 ml de Antica Formula
300 ml de Cinzano 1957
5 folhas de cataia secas

Deixe infusionar por pelo menos 3 semanas.

Receita de espuma de água de coco com lecitina de soja

1 litro de água de coco natural
10 g de lecitina de soja

Bater os ingredientes até formar a espuma.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!