Aprenda a preparar o Merlin, drinque do bartender Bruno Aguiar

O Mago Merlin é famoso por sua presença nas lendas do rei Artur, mas sua existência é muito anterior. Construído por meio de uma colagem de personagens históricos e fantásticos que logo se tornou popular no País de Gales e ganhou diversas adições até chegar ao retrato conhecido atualmente.

Inspirado na lenda e em outros bruxos e poções, Bruno Aguiar formulou seu próprio Merlin. Uma receita que traz para a coquetelaria a habilidade dos magos e alquimistas de misturarem destilados, fermentados e licores, tal como os antigos uniam ingredientes para suas poções.
Como base, gin Hendrick’s e o licor Strega. Esse último, além de ser feito com ervas aromáticas, carrega o nome de bruxo em italiano. Entram ainda na poção do
Merlin vermute, bebida viníca fortificado com álcool e ervas. Por fim, o elixir conta com uma solução de pepino e picles, homenagem ao dia do pepino, tema do campeonato em que Bruno inscreveu o drinque.

Bruno Aguiar começou sua carreira de bar em 2008 na tradicional casa de shows carioca RioSampa. De lá, após um curso de bartender no Senac foi para o Bukowski, boate rock and roll. Foi barback, bartender, chefe de bar até chegar a subgerente e partiu para uma aventura em um novo bar na Barra da Tijuca em 2014. A iniciativa durou pouco, mas teve como saldo a amizade com o mixologista Marcos Néia. O ano de 2015 marcou um recomeço, com o mergulho em hotéis e restaurantes. O aperfeiçoamento, com cursos e workshops seguiu firme até surgir o convite para trabalhar na nova sede da Mixxing, no Leblon, ao lado de Alex Miranda e Lelo Forti.

A poção mágica do Merlin figura com sugestão na carta do Mixxing ao custo de R$ 38. Um elixir digno de um mago dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Merlin

50 ml de gin Hendrick’s
30 ml de Carpano Bianco
10 ml de licor Strega
10 ml de solução salina de picles e pepino
1 charuto de pepino

Coloque todos os ingredientes em um mixing glass com cubos de gelo e mexa bem para resfriar o drinque. Faça coagem simples para uma taça balloon previamente resfriada com uma única pedra grande de gelo. Use o charuto de pepino como guarnição.

Receita de solução salina

500 ml água mineral
500 ml vinagre de maçã
150 g de açúcar refinado
50 g de sal marinho
5 picles
2 pepinos

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexa até levantar ponto de fervura. Desligue o fogo e deixe esfriar naturalmente. Cozinhe o picles e o pepino até estar “al dente“, cozido porém firme. Fatie o pepino em rodelas e acrescente junto com o picles na solução.  Guarde tudo em um pote hermético, fechado, descansando por no mínimo 24 horas.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!