O Bijou Cocktail é um dos clássicos esquecidos conhecido pela sua intensidade herbal que o torna inesquecível!

O Bijou recebe este nome, que em francês significa “jóia“, devido à cor de seus ingredientes lembrarem  algumas das pedras mais preciosas do planeta.

O Gim representa o diamante, o vermelho do vermute italiano remete à pedra rubi e o Chartreuse Verde a tão cobiçada esmeralda.

Criado por Harry Johnson, conhecido como “o patrono dos bartenders profissionais”, este coquetel aparece em seu livro “Bartender’s Manual” de 1900, embora o livro tenha sido um dos primeiros da profissão, tendo sua primeira edição em 1882.

Durante o auge da coquetelaria americana em 1880, os bartenders voltaram-se para ingredientes europeus para expandir suas opções e agradar os paladares sofisticados que frequentavam os balcões estadunidenses. Nesta época temos o surgimento do Martini, feito ainda com partes iguais e bitters, e do Manhattan, embora o mais consumido neste período tenha sido o Bijou.Durante a Proibição este coquetel cai no esquecimento e mesmo aparecendo em livros como “The Savoy Cocktail Book” (1930) não goza da mesma popularidade de antes.

A receita de Johnson que leva partes iguais de gim, vermute tinto e Chartreuse Verde com um toque de Orange Bitters é aveludada e doce com as notas herbais do Chartreuse dominando o paladar. Um coquetel que remete ao Negroni, onde vemos o gim e o vermute dando suporte a um licor potente e único.

Durante a renascença da coquetelaria americana em 1980, Dale DeGroff escolheu este coquetel para integrar o cardápio de reinauguração do Rainbow Room, em NY, mas para apelar para o paladar moderno escolheu diminuir no vermute e no Chartreuse, gerando um coquetel mais suave e seco. Contudo, a potência herbal do licor mantem a receita exótica o suficiente.

Para o paladar mais aventureiro recomendo a receita clássica que tem potência e complexidade, mas cuidado com a dosagem, afinal o Chartreuse Verde tem 50% de teor alcoólico!

Sem mais delongas, a receita para este delicioso clássico esquecido!

aprenda a receita

BIJOU COCKTAIL

25 ml gin
25 ml vermute tinto
25 ml Chartreuse Verde
1 dash Orange bitter
1 zest de limão siciliano

Em um mixing glass com cubos de gelo coloque todos os ingredientes e mexa bem até gelar a bebida. Sirva em taça coupé resfriada e finalize com um zest de limão siciliano e guarneça com uma cereja.

Ao provar este #drinquedobau comente a baixo se ele é ou não uma jóia!

Conheça outros Drinques do Baú, esquecidos no tempo mas ainda deliciosos

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!