Será que o Fitzgerald é o drink que vai desbancar a febre do Gin Tônica em 2023?

Um coquetel com cara da época da pré-proibição, que leva gin, limão siciliano, açúcar e bitter tem estilo e ingredientes para ser um drink clássicos de 1900, não fosse um detalhe, ele foi inventado em 2002.

Quase todos os bares de coquetelaria do Brasil tem um espaço garantido para o drink na sua carta e cada vez mais ele passa a ser visto como o mais vendido da noite e produzido em série por bartenders.

De fato, sua história não é tão longa quanto outros coquetéis, no entanto, ganhou seu lugar ao sol graças à sua deliciosa mistura de ingredientes fáceis e práticos, basicamente um gin sour sem clara de ovo.

Origem

Quem e onde o Fitzgerald foi criado?

Por ser um drink tão novo é bem fácil traçar sua história. O maior nome da coquetelaria nos últimos 50 anos,  Dale De Groff criou o coquetel quando trabalhava no lendário Rainbow Room em Nova York na década de 1990.

Também conhecido como King Cocktail, Dale recebeu o crédito por trazer a profissão de bartender de volta aos holofotes.

Em 2011, o Mixology News entrevistou essa lenda vida e você pode ler aqui

Quando ele preparou o Fitzgerald pela primeira vez, deu o nome de Gin Thing. Um nome super sem graça que não combinava muito com os nomes dos outros coquetéis do cardápio da época. Um cliente sugeriu dar-lhe um nome literário, já que o Hemingway era um dos favoritos do momento.

Fitzgerald foi uma escolha óbvia, já que está bem registrado que sua bebida favorita foi o Gin Rickey. Mas que foi esse tal de Fitzgerald?

Quem foi Fitzgerald?

F. Scott Fitzgerald, foi um escritor, romancista, contista, roteirista e poeta norte-americano. Fitzgerald é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX.

Para além de O Grande Gatsby (1925) e Terna É a Noite (1934), consideradas as suas obras mais importantes, é também autor de mais de 160 contos.

Se conto mais famoso é o O Estranho Caso de Benjamin Button, que virou filme em 2008 com protagonismo de Brad Pitt.

aprenda a fazer

Fitzgerald

60 ml de london dry gin
25 ml de xarope de açúcar 1:1
25 ml de suco de limão siciliano
3 dashes de Angostura Bitters
1 zest/casca de limão siciliano

Em uma coqueteleira com gelo coloque todos os líquidos e bata bem. Coe duplamente para um copo baixo com cubos de gelo (ou um cubão de gelo) e finalize com um zest de limão siciliano para perfumar. Sirva sem canudo.

noticias
interpretações

Um drink, vários jeitos diferentes de servir

A verdade é que possivelmente você beba o mesmo drink de jeitos diferentes nos bares por aí e tá tudo bem.
Alguns bartenders servem em taças martini ou coupe sem gelo como na foto abaixo. O resultado tende a ser uma bebida esquentando aos poucos caso seja tomada lentamente, enquanto no copo com gelo, ela segue gelando e diluindo.Alguns bartenders alteram a proporção de 60-25-25-3 para 50-25-25-3 ou ainda 60-20-20-3. Importante é que haja potência alcoólica em evidência, com um equilíbrio razoável entre açúcar e limão.

Alguns bartenders preferem carregar no bitter, subindo para 4 ou 5 dashes de Angostura. Isso pode alterar a característica do drink além de comprometer o custo da receita.

Alguns bartenders preferem bater apenas gin, limão e açúcar, servindo o bitter por cima, como um float. O resultado é um drink menos equilibrado, pois a concentração de bitter estará no topo do drink.

Não recomendamos usar açúcar em grão para o drink e nem o uso de limão tahiti para essa receita. Muda-se totalmente o perfil de sabor do drink no copo. Então dá seus pulos e encontra um limão siciliano!

Variações do Drink

Não necessariamente nascidos a partir do Fitzgerald, algumas receitas conhecidas são muito semelhantes à receita original do drink de Dale De Groff, e de repente, se você não se apaixonou pelo “Fitz” você pode se encontrar por aqui, dá uma olhada:

Mark Twain

Uma deliciosa variação que substitui o london dry gin por scotch whisky. No ótimo post do Cão Engarrafado, além de explicar um melhor balanceamento e receita, ele apresenta a história do escritor homônimo ao drink.

White Lady

Para os fâs de um clássico sour, o White Lady é uma ótima pedida. Gin, Cointreau, limão siciliano e clara de ovo. Aprenda a receita aqui.

Pegu Club

Drink centenário (1927), aparece no Harry MacElhone (1927) e com Harry Craddock (1930). Mais próximo do Fitzgerald possível, combina gin, Curacau, limão e aromatic bitters. Aprenda a receita aqui.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!