Pegu Club é um coquetel que certamente evoca a elegância e finesse da sociedade da década de 1920.

Criado no refúgio britânico de Rangoon, Burma (atual Yangon, Myanmar) o Pegu Club era o coquetel da casa deste local que reunia os desbravadores do império britânico e oferecia um local “civilizado e confortável”.

Sua primeira aparição é no livro de Harry MacElhone “Barflies and Cocktails” de 1927.
Em 1930 Harry Craddock comenta que este é um coquetel que “viajou e agora é pedido em todo o mundo.”

Nos tempos da gigante colônia britânica que nunca via o sol se por era de se esperar que um coquetel tão refinado e elegante fosse um pedido comum.

Composto por gim, suco de limão tahiti, curaçao e bitters este coquetel seco e refinado foi um dos bastiões do movimento americano dos anos 2000 para reviver a coquetelaria clássica.

Para Audrey Saunders, lendária bartender de Nova Iorque discípula de Dale DeGroff, este coquetel é como um farol luminoso para quem busca a verdadeira alma dos clássicos e dá o nome ao seu bar fundado em 2005 (foto abaixo) e uma das grandes referências em coquetelaria clássica e moderna.pegunycÉ um coquetel de paladar seco e rico onde os botânicos do gim e os aromáticos do bitter são complementados com notas cítricas e amadeiradas do Curaçao e o frescor do suco de limão.

Note que é um coquetel que utiliza o limão tahiti ao contrário do tradicional siciliano, típico do hemisfério norte, o que agrega maior acidez à bebida e uma complexidade diferente dos clássicos americanos e britânicos.

Além disso o toque de bitters ajuda a realçar as notas secas e faz este coquetel um excelente aperitivo.

Como disse David Embury em seu livro de 1950, outra peça de resistência da coquetelaria, “o coquetel deve estimular o apetite e não saciá-lo.”

Aproveitem a receita deste delicioso clássico esquecido para refletir sobre colonização, independência e equilíbrio de coquetéis clássicos.

pegu club 260 ml gim
30 ml Curaçao
20 ml suco de limão tahiti
3 dash de Bitter Aromático

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo.
Coe duplamente para uma taça resfriada.

Compartilhe sua experiência com #DrinqueDoBau e deixe seu comentário abaixo.
Saúde!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!