O Fish House Punch, pertencente ao formato mais antigo de consumo de coquetéis, é o maior representante da coquetelaria comunitário.

No ano de 1732 alguns moradores do estado da Pensilvania uniram-se para formar um clube batizado como Schuylkill Fishing Company, o clube de pesca com vara mais antigo dos Estados Unidos, realizado no próprio rio Schuylkill, esse simpático aqui abaixo.

schuylkill-riverComo toda boa pescaria é de se esperar que muita bebida estivesse presente, principalmente no calor da cidade de Filadélfia.

Estes espertos pescadores criaram seu próprio punch e hoje em dia é uma das receitas mais conhecidas deste estilo de bebida comunitário.

Segundo David Wondrich em seu livro Imbibe! este ponche “merece ser protegido por lei, ensinado nas escolas e ser obrigatório nas Festas de Independência.”

Muito fala-se a cerca do Old Fashioned ser o primeiro coquetel de fato, contudo não há como negar que outras formas de consumo alcoólico já existiam. No mundo pre-cocktail os punch dominavam.

Uma bebida comunitária muito associada às navegações, o punch tem sua provável origem no século XVII nas Índias onde a palavra sânscrita “Pañc” significa “cinco” e representa os ingredientes: álcool, água, açúcar, ácido e especiarias.fishhousepunchÀ preparação de um bom ponche precede a feitura do Oleo Saccharum, onde cascas de limão siciliano são cobertas por açúcar refinado para a extração dos óleos essenciais. Uma técnica que lembra a nossa querida caipirinha. Ao xarope deste açúcar aromatizado acrescenta-se o suco dos limões, as bebidas alcoólicas e a água, ou o chá, e algum toque especial.

No caso do Fish House Punch as bebidas alcoólicas são o rum envelhecido e o cognac.
Esta mistura de destilados é bem particular de coquetéis americanos, como o Vieux Carré.

O toque especial vem do peach brandy. No ano de 2005 a destilaria Mont Vernon, que pertenceu ao presidente George Washington, começou a produzir baseado numa receita do século XVIII um destilado de pêssegos envelhecido que é o ingrediente original desta receita.

oleosaccharumEste ingrediente por si só pode geral inúmeras discussões a cerca da receita, mas o fato é que uma nota de pêssego é necessária para este coquetel.

Seguindo o mnemônico “um de ácido, dois de doce, quatro de fraco e três de coice” temos a proporção com a qual preparar a receita.

Uma parte de suco de limão siciliano, duas partes de xarope de Oleo Saccharum, três partes dos destilado e quatro partes de água, seguido de um toque de pêssego.

Para porções individuais utilize uma parte como equivalente a 15ml, já para uma receita tradicional utilize uma parte de 200ml e mantenha a mistura em uma poncheira com um grande bloco de gelo.

Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

APRENDA A RECEITA

fishhousepunch2

Fish House Punch

30 ml rum envelhecido
15 ml cognac
5 ml peach brandy
30 ml xarope de oleo saccharum
15 ml suco de limão siciliano
45 ml água

Monte o coquetel em um copo com gelo e misture.
Decore com uma rodela de limão siciliano.

Inicie logo a preparação de seu punch e convide todos para a “pescaria”!
Compartilhe com a tag #DrinquesDoBau e nos avise da sua receita!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!