Manacubiu é uma fruta pouco conhecida tipicamente encontrada na Amazônia.

Também pode ser encontrada com o nome de Maná Cubiu ou ainda de  Tomate-de-Índio aqui no Brasil.

Já na Colômbia, é chamada de  Cocona e no Peru como Tupiro ou Topiro.

Na língua inglesa, pode-se encontrar como Orinoco Apple ou então Peach Tomato. manacubiu3Os primeiros estudos do Manacubiu realizados pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) o colocam como uma das frutas com maior concentração de Niacina (vitamina B3), além de altíssimas concentrações de vitamina C, fósforo, fibras e pectina.

Mesmo com apenas uma colheita por ano, a alta produtividade da fruta compensa o plantio, algo como 100 toneladas por hectare.

Basicamente, o consumo ainda é restrito à Amazônia Ocidental, sendo uma das frutas bases da alimentação ribeirinha dessa região.

Fora isso, ela é usada para doces, geléias, compotas e sorvetes.manacubiuSeu sabor é ácido na essência e adocicado no fim. Sua textura é muito semelhante à um tomate realmente, a casca e a parte interna se são bem parecidas, porém, possui mais sumo do que o próprio tomate.

Quando amarelo, tem doçura baixíssima, o que o torna dificil para consumo in natura, porém, ao se tornar avermelhado, sua doçura aumenta e se torna ideal para compotas e geléias, assim como sucos frescos.

Cada quilo de Manacubiu maduro rende aproximadamente 750 ml de suco. Como só possui uma colheita por ano, aconselha-se congelar a polpa para consumo no ano inteiro.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!