Wayne Collins, lendário bartender londrino e criador do White Negroni, faleceu mês passado.

Wayne Collins, um dos maiores nomes no movimento de renascimento da coquetelaria em Londres na década de 1990, faleceu aos 53 anos em fevereiro de 2023. Collins fez parte de uma generosa e bem reconhecida geração de flair bartenders europeus e foi um dos poucos a se tornar reconhecido para além do seu trabalho, deixando em seu legado o White Negroni em centenas de bares mundo afora.

O drinque, que nasceu como uma variação do clássico Negroni (antes do Negroni se tornar um queridinho de todos), foi criado em 2001 em Bordeaux, na França;

Collins começou servindo cervejas atrás de um bar em Camden no final dos anos 80 e ganhou várias indicações no Tales of the Cocktails Spirited Awards e era um apresentador de programas de TV nacionais do Reino Unido com grande relevância.

Como bem recordou Simon Difford, do Difford’s Guide: “Vou me lembrar de Wayne pelo seu sorriso atrevido e sua frase de efeito “Shake it to Wake it” algo como “Agite ele para acordá-lo”.

Devemos lembrá-lo também como um dos primeiros mixologistas de ofício do mundo, pois em 2002, Simon Ford e Wayne Collins foram convidados para formar a dupla de mixologistas de Absolut Vodka para o Reino Unido. Seu cargo durou apenas um ano, e Wayne optou por estar mais próximo da família e suas duas filhas e trabalhar em um endereço fixo diariamente ao invés de as constantes viagens que a função exige.

Foi assim que Wayne criou o programa de treinamento de barman Mixxit, da Maxxium. Nos anos seguintes, Collins ensinaria a milhares de bartenders os fundamentos do serviço.

Muitos bartenders mundo afora nunca mais olharão uma garrafa de Plymouth Gin sem lembrar de Wayne novamente.

Wayne Collins tinha acabado de lançar um novo projeto em Londres, os ready-to-drink cocktail Sake Sling, inspirados no clássico Singapore Sling e usando o sabor distinto da bebida típica japonesa, em uma variedade de aromas naturais, incluindo Yuzu & Melon, Mandarin & Cherry entre outros.

Assim como toda uma geração dos 1990-2000, a trajetória de Wayne será sempre marcada por um eterno desejo de compartilhar conhecimento entre seus pares seja na comunidade de bartenders como na indústria de bebidas.

A família não informou a causa do falecimento. Wayne Collins nasceu em Camden, Londres, em 20 de maio de 1970. Ele era filho de Cecelia e Michael Collins. Ele tinha duas filhas com sua parceira Karen. Que descanse em paz.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!