Aprenda a preparar O Estadista, drinque do bartender Leo Peralta do Rio de Janeiro

O bartender é também um embaixador, capaz de se comunicar com as mais diversas culturas e promover a união das nações através de sabores concentrados em um copo. À frente do balcão, é capaz de, em um único trago, misturar diversos ingredientes, técnicas e rituais de todo o globo para agradar os mais distintos públicos e gostos, oferecendo uma experiência única.

Para marcar o início da comemoração do bicentenário de Cherry Heering, Leo Peralta foi convidado a participar da masterclass do licor, seguida por uma guestbatender no Garoa Bar. Surgiu aí o desafio, criar um novo clássico desse rótulo presente em mais de 144 países e base do centenário Singapore Sling que uniu os sabores da Ásia e Europa. Leo criou então seu O Estadista, ao unir a tradição nórdica com pisco, um brandy sul americano.

O licor Cherry Heering é o anfitrião da noite, símbolo de moda e extravagância, drinque da  realeza. Completam a reunião os vermutes seco francês e tinto italiano, verdadeiros embaixadores da coquetelaria mundial, símbolos de duas nações que se apresentam em diversos clássicos.

Com essa base, seguindo proporções de equilíbrio mais comuns a coquetéis pré lei seca, Peralta juntou um pisco peruano de uvas quebrantas, carregado de cultura latina. Os últimos convidados para essa reunião mundial são os bitters de chocolate e pomelo. Raspas de chocolate ao leite ralado decoram a cerimônia.

Leo Peralta começou sua carreira em 2012 logo após sair do exército e ingressar na faculdade de engenharia mecânica. Antes mesmo de concluir seu primeiro curso já era barback na Lapa carioca, emprego perfeito para quem precisava de um trabalho com mais liberdade de horários. Foi uma época de cortar muitas frutas para caipirinhas, tirar muito chopp e carregar muitos engradados de cerveja. Mas o mundo dos coquetéis logo o seduziu e Leo foi bater na porta com seu currículo em busca de lugares com uma coquetelaria mais sofisticada.

Foi assim que entrou no Doiz, sob comando da Sandra Mendes e carta do Marco De la Roche. Nessa época saiu dos fundos e ganhou sua própria estação no balcão. Desde então Leo já passou pelo Meza Bar, Teto Solar, Bardot, Sofá Café. Hoje é bartender e barista do restaurante Pérgula do hotel Copacabana Palace. Quanto aos troféus, foi finalista nacional no Grey Goose Vive La Revolucion 2014, Most Imaginative Bartender 2017 e classificado na terceira etapa do Cherry Heering Competition 2018.

O Estadista, essa combinação simples e exclusiva, não está em cardápio, mas pode ser pedido no Kino Bar, Subastor RJ, Casa Camolese e no Pérgula (onde custa R$ 48), mais um dos #365DrinquesDoBrasil. 

APRENDA A RECEITA

O Estadista

30 ml de pisco peruano uvas quebranta
20 ml de licor Cherry Heering
20 ml de vermute seco francês
20 ml de vermute tinto italiano
2 dashes de bitter de chocolate
2 dashes de bitter de pomelo
raspas de chocolate

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa até gelar. Passe para uma taça coupé com gelo maciço, dois dashes de bitter de chocolate, dois dashes de bitter de pomelo e raspas de chocolate ao leite. 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!