Aprenda o drinque Mulata Ensaboada, inspirado no sambista Cartola, por Abelardo Oliveira

Nas ladeiras das favelas cariocas ou nos açudes do Ceará, eram as mulheres responsáveis por lavar as roupas da casa e dos patrões. Faziam isso em conjunto e muitas vezes cantavam em uníssono sua “música de trabalho”. Foi justamente dessa tradição que bebeu Cartola em sua música “Ensaboa”, canção que fala das mulatas que se mesclavam ao sabão na lida de fazer espuma para limpar as roupas.

A música é uma crônica da vida dessas trabalhadoras que desempenhavam o papel fundamental de deixar as roupas limpas no Rio de Janeiro, então capital federal. Cartola mostra de maneira melancólica um retrato de seu tempo. Em sua poesia do cotidiano, o mestre se mostra universal.

Foi inspirado nas palavras do sambista que o bartender Abelardo Oliveira puxou pela memória as lavadeiras nos açudes de sua infância no Ceará. A espuma no copo de seu drinque Mulata Ensaboada, o fez lembrar das bolhas brancas de sabão nas águas, daí o nome do coquetel.

O sabor brasileiro do drinque aparece na base alcoólica de cachaça envelhecida em amburana e na rapadura. Complementam o drinque, Cynar e suco de laranja.

O coquetel foi uma das atrações da quarta edição do The Fine Art of Mixing Drinks em 2017 e é um dos #365DrinquesDoBrasil.

Abelardo Oliveira é o bartender do anexo 474 (antigo anexo São Bento), com passagem por bares como o NOH e La Maison est Tombée, todos balcões especializados em coquetéis.

APRENDA A RECEITA

crédito: Léo FeltranMulata Ensaboada

40 ml de cachaça envelhecida em amburana
20 ml Cynar
2 colheres de bar de rapadura ralada
80 ml Suco de laranja
Broto de hortelã e um fatia de laranja para decorarar

Em um coqueteleira com cubos de gelo adicione a cachaça, cynar e a rapadura e bata vigorosamente.
Sirva em copo longo e complete com suco de laranja. Decore com o broto de hortelã e fatia de laranja. 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!