Aprenda a preparar o Hilma, drinque do bartender Jonatan Albuquerque

A artista plástica sueca Hilma af Klint, falecida em 1946, só teve seu trabalho exposto exatos 40 anos depois de sua morte em uma mostra sobre arte abstrata no Los Angeles County Museum of Art. Mas sua pintura de mundos invisíveis só se mostrou por inteiro ao mundo em 2013 em uma retrospectiva individual no cModerna Museet de Estocolmo.

Em um paralelo entre as artes plásticas e os talentos ainda desconhecidos na coquetelaria, Jonatan Albuquerque criou o seu Hilma. Um drinque é uma biografia contada por ingredientes da vida da artista.

Primeiro uma vodka Absolut Elyx da destilaria sueca fundada em 1879 e terra natal de Hilma, nascida em 1862. O limão siciliano, pela sua importância na harmonização, representa a obra “Caos Primordial”, parte da série Retábulos. O xarope de baunilha é o conforto emocional e remete ao carinho da artista que parou sua carreira em 1920 para cuidar de sua mãe. Morangos vermelhos pintam o período de vida no interior da Suíça entre os anos 1920-30. Da época dos estudos botânicos entre 1882 e 1906, entra na lista de ingredientes o manjericão. Por fim, a decoração traz o período entre 1917-20 época das pinturas “A série do Átomo”” um conjunto pautado formalmente pela ordenação geométrica e o interesse de Hilma pelas ciências naturais.


Natural de Salvador, Jonatan Albuquerque começou sua carreira de bartender no gélido Canadá, país onde viveu entre 2005 e 2010 enquanto obtinha sua formação em turismo na Humber University em Toronto. Saiu dos balcões para ser trabalhar na Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, período em que obteve ainda uma formação em Gestão da Produção Industrial. Mas a paixão pelo bar acabou falando mais alto. Em 2015 começou um mergulho profundo na mixologia, com diversos cursos no Brasil e na Europa, incluindo o Curso de Mixologia Clássica da Drink.Lab e cursos de Mixologia e Coquetelaria Clássica na EBS (European Bartender School) em Portugal, Espanha e França.

No ano de 2016 criou sua empresa, a Mixolutions, pioneira na disseminação da coquetelaria de alta qualidade no Nordeste. Dentre os projetos que desenvolve atualmente, estão palestras e cursos de extensão nas faculdades de Gastronomia de Salvador, Recife e Aracaju além da consultoria para a criação de um legítimo speakeasy na capital sergipana.

Quem quiser beber a trajetória dessa mulher pioneira e recém descoberta vai precisar esperar um pouco. O Hilma estará na carta do Hidden Bar, speakeasy em Aracaju. Já as obras da artista estão em exposição até 16 de julho de 2018 na mostra Hilma af Klint: Mundos Possíveisem cartaz na Pinacoteca de São Paulo. Um resgate artístico dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Hilma

60 ml de vodka Absolut Elix
22,5 ml de suco de limão siciliano
22,5 ml de xarope 1883 Baunilha
4 folhas de manjericão
4 morangos

Em uma coqueteleira coloque o limão siciliano, xarope de baunilha, morangos e o manjericão e macere bem. Acrescente gelo e vodka e bata vigorosamente. Faça uma dupla coagem em uma taça balloon como novos cubos de gelo.

Decore com um mini pregador e um pick de bambu. Amarre uma linha de costura em uma extremidade do pick e outra em uma folha de manjericão.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!