Amanayara, drinque de Ana Paula Ulrich vencedor do Patrón Perfectionists 2019

Amanayara é uma homenagem ao nossos ancestrais e à todos nós que acreditamos em amanhã melhor. Os brasileiros são conhecidos pelo otimismo. Faça chuva, faça sol nosso copo está sempre meio cheio.

Inspirada por essa energia contagiante, a bartender Ana Paula Ulrich, campeã do Patrón Perfectionists 2019 levou para o México o drinque Amanayara,  que vem do tupi-guarani. Para Ana, Amanayara é a Senhora da Chuva… porque depois da tempestade a bonança vem!

De acordo com Ana Paula: “Nós como brasileiros sabemos as dificuldades que passamos, mas a gente não desiste nunca! Essa foi a segunda vez que fui finalista do Perfectionists, então por mais cliché que essa essa frase seja, pra mim é sobre não desistir.”

O ritual do otimismo é finalizado com uma folha de capuchinha, esta que possui semelhança morfológica à uma Vitória Régia e representa o nascer da esperança, segundo a bartender.

Para desenvolver este coquetel,  Ana Paula passou meses pesquisando frutas e vegetais brasileiros que estimulassem a produção de dopamina e serotonina no organismo humano.

os ingredientes

Os ingredientes escolhidos pela bartender foram mel de cacau e jaca que receberam o batismo de Poção do Otimismo.

De acordo com Ana Paula, “O povo brasileiro é bastante ligado à simpatias e rituais de boa sorte. Alguns pulam sete ondinhas na virada do ano, outros tomam banho de sal grosso. Então para ressaltar as notas de boa sorte da Patrón,acrescentei uma pitada de flor de sal.”

“Para equilibrar a acidez do coquetel, a bartender utilizou gotas de ácido de champagne que é blend de ácido láctico e ácido tartárico. (Ácido láctico funciona bem pra coquetéis com toque salino além de ajudar com textura e ácido tartárico traz aspectos típicos de vinho Chardonnay, a combinação de ambos ressaltam a mineralidade, frescor e notas vegetais da tequila Patrón Silver, explica com propriedade Ana Paula.

“Quem é próximo à mim, sabe que sempre associei amizade com tequila. Carolina Gutierres, minha grande amiga carioca sabe muito bem, sair com a gente sempre vai resultar em  boas risadas e noite de Patrón Silver.”

Além da ligação emocional que Ana Paula tem com Patrón Silver representada pelos laços de amizade, é também onde podemos encontrar características do agave fresco, a alma de Amanayara!

a campeã

Quando era criança, Ana Paula Ulrich sempre sonhou ser atriz, mesmo enquanto cursava a faculdade de Design, seguia atuando no teatro. No começo de carreira trabalhou muito com comunicação e publicidade, muitas viagens, visitas a vinícolas e cervejarias no exterior.Consumida mentalmente pela rotina de agências, resolveu mudar de rumo. Foi em busca de uma segunda formação em Engenharia Florestal e para complementar a renda trabalhava no salão de churrascarias e pizzarias até se tornar barback em um bar de Curitiba. Atualmente é head bartender do Burle Bar, no Hotel Tangará, em São Paulo.

APRENDA A RECEITA

Amanayara

50 ml Patrón Silver
40 ml Poção do Otimismo
3 gotas ácido de Champagne
1 pitada flor de sal
folha de capuchinha

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem.
Passe para um copo de cerâmica fino com um grande cubo de gelo cristalino e finalize com uma folha de capuchinha por cima.

para a Poção do Otimismo
700 ml de Mel de Cacau Chacauhaa
100 g jaca mole madura

Processe os ingredientes e com auxílio de filtros de café coe a poção.

para o Ácido de Champagne
30 g ácido lactico
30 g ácido tartárico
450 g de água

Homogenize os três ingredientes e reserve resfriado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!