Drinques sem álcool e sem mistérios a partir de hoje

Cada vez mais pessoas estão procurando opções não alcoólicas para curtir a noite. Isso acontece por uma série de motivos, como as novas leis de direção responsável, a busca por uma dieta mais saudável, um período de consumo de remédios ou ainda a intolerância alcoólica mas a vontade de curtir um bar.

Bom seria se todos os bartenders pudessem oferecer drinques sem álcool tão interessantes quanto os drinques com álcool.

Também chamados de Mocktails ou Virgin Cocktails, essa categoria de bebidas se diferencia das opções de sucos e chás gelados por conta da sua apresentação, da sua função nutricional, do perfil de sabor e textura entre outras coisas e aqui você vai aprender como utilizar xaropes premium Routin 1883 para dar personalidade e sofisticação às receitas.

1 | Mocktail não são sucos ou smoothies

Não confunda a sua vontade de tomar um suco de três frutas com um drinque não alcoólico. Isso aconteceu muito nos anos 80,90. Muitas vezes, mulheres pediam um “Coquetel Sem Álcool” e recebiam um copo cheio de algo que parecia uma vitamina, multi colorida.

drinques sem álcoolEra uma mistura de kiwi, morango, abacaxi e uva que ficavam com as cores sobrepostas, densos e quase sem estar gelados com uma decoração sempre espalhafatosa. Não. Isso não é mais legal. Nem sabemos se um dia foi legal.

Com a crescente dos smoothies no mercado brasileiro e a sempre presente vitamina da padaria, também corremos o risco de receber uma bebida energizante, revigorante e nutritiva ao invés de um mocktail.
Nossa dica é uma receita como a foto ao lado indica.

Fizzy Passion // simples e prático

Num copo longo com cubos de gelo, coloque 40 ml de suco de manga, 15 ml de suco de limão siciliano,  15 ml de xarope de maracujá vermelho 1883 Routin. Mexa bem e complete com água de coco e finalize com maracujá fresco e sirva com canudo.

2 | Não trate os clientes como crianças

french smashNão é porque comandaram um drinque sem álcool que a pessoa que vai tomar tem 8 anos de idade. As vezes, só o que o cliente quer é uma tônica, uma fatia de limão espremida, uma rodela de pepino, e um toque de menta e água de flor de laranjeira.

Algo fácil, pouco doce, nada cremoso, fresco, e cheio de gelo. Aprenda a ouvir o cliente. Sim, até o cliente do não alcoólico.

French Smash // refrescante e herbal

Em um copo longo coloque 8 folhas de menta, 10 ml de limão tahiti, 10 ml de xarope de menta 1883, 5 ml de água de flor de laranjeira e mexa bem.
Acrescente gelo picado e complete com água com gás e sirva com canudo.

3 | Sem álcool mas com muito estilo

Depois da segunda dica, naturalmente chegamos aqui. Ao invés de explorar um universo infantil e lúdico nas apresentações, sirva copos e guarnições mais sóbrias, como um adulto beberia caso alí estivesse cheio de álcool.

drinques sem álcoolOutra dica é, caso seja um adulto a beber, será que ele gostaria que todos a sua volta soubessem que ele bebe sem álcool?
Porque não servir um drinque no estilo de apresentação de um Cosmopolitan, um Mojito, ou uma Caipirinha, mas, com outros ingredientes e claro, sem álcool.

Cosmozero // frutado e refrescante

Em uma coqueteleira com gelo, coloque 50 ml de suco de cranberry, 20 ml de xarope de cranberry 1883, 15 ml de suco de limão tahiti, 15 ml de suco de laranja. Bata vigorosamente.

Pra finalizar, coloque 25 ml de água com gás numa taça martini previamente gelada e coe duplamente o líquido da coqueteleira. Finalize com um zest de laranja bahia e sirva sem canudo

4 | Leite Condensado não é sinônimo de drinque sem álcool

Durante um longo período, os drinques sem álcool vinham com no mínimo uma dose de leite condensado. Os bartenders achavam que isso era um desejo do cliente.

blueberrie coolerPorém, se você pede um drinque não alcoólico em um restaurante, para acompanhar uma refeição, não quer receber uma sobremesa no copo, certo?
Vamos usar outros elementos de dulçor para dar vida aos coquetéis?

Drinque sem álcool não é batida de leite condensado e pode ser explorada uma gama infinita de sabores que não darão nem saudade de um cocktail.

Grape Cooller // frutado e adocicado

Em um copo longo com cubos de gelo, coloque 50 ml de suco de uva integral, 15 ml de xarope de blueberry 1883, 10 ml de suco de limão tahiti, 5 ml de xarope de rosas 1883, 25 ml de suco de maçã integral, mexa bem e complete com água gaseificada. Sirva com canudo e decore com uma fatia de maçã, hortelã e  blueberry.

4 | Mais algumas dicas importantes para não esquecer!

Separamos mais uma série de dicas importantes para criar sua drinque sem álcool e não parecer estar numa festa infantil!

– Use e abuse de ingredientes frescos, quando possível.
– Balanceie cítricos com adocicados, e fique atento à proposta de refrescância.
– Ervas frescas dão um toque especial e ajudam na decoração final.
– Use xaropes premium Routin 1883 para dar mais sabor e coloração onde não consegue chegar.
– Use insumos com baixa caloria para ajudar a dar volume e deixar o coquetel mais leve e refrescante, como água com gás e água tônica, água de coco e porque não um guaraná.
– Abuse de experiências sensoriais. Gengibre, Orgeat, Pimenta, Menta, entre outros ingredientes que podem tirar seu coquetel da mesmice.
– Experimente começar pelos clássicos para depois partir para as suas criações!
.
smoked raspberryAgora, com todas as dicas que você aprendeu aqui, não tem porque não arriscar uma receita autoral e apresentar para nós, sua receita. Experimente as quatro que sugerimos e nos conte o que achou!

Fresh Breeze // frutado, apimentado e refrescante

Num copo longo com cubos de gelo, coloque 50 ml de suco de romã, 10 ml de xarope de laranja vermelha 1883 Routin, 10 ml de suco de limão siciliano, 10 ml de xarope de gengibre 1883. Mexa rapidamente e complete com água gaseificada sabor limão e sirva com canudo.

Libere a sua imaginação e use a criatividade para criar suas próprias receitas!
Aguardamos suas sugestões de receitas de drinques quentes!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!