Ano passado, Viet Nguyen Dinh Tuan comprou uma garrafa de 311 litros de  Macallan 32 anos por 1,1 milhão de libras em um leilão em Edimburgo, Escócia.

O comprador anteriormente anônimo da maior garrafa de uísque do mundo foi revelado como um empresário vietnamita que já possui uma coleção de destilados avaliada em mais de £ 150 milhões.

Viet adicionou a famosa garrafa de whisky, chamado Intrepid, à sua coleção na cidade de Ho Chi Minh na quinta-feira, juntamente com um certificado do Guinness World Records autenticando-a como o maior do mundo.

Um investidor de longa data em bebidas raras, Viet possui muitas das garrafas de conhaque e whisky mais raras e mais antigas do mundo.

Ele disse para o The Guardian: “Eu tenho gastado meu tempo livre coletando essas garrafas por décadas. A história e as tradições da fabricação de whisky dão a cada uma a sua raridade, e esse é o valor que vejo em cada garrafa. Eu fui atraído para adquirir a garrafa Intrepid por três razões principais: o fato de que é a maior garrafa do mundo, de conter Macallan e porque eu fui inspirado pelo desafio em quebrar um recorde especial no Guiness Book.”

Daniel Monk, da Cask World  criou o conceito e organizou o leilão. Ele disse que foi nomeado o Intrepid em homenagem às realizações de 11 exploradores britânicos pioneiros, cujas imagens são apresentadas no rótulo da garrafa e incluem Sir Ranulph Fiennes, Sir Robin Knox-Johnston, Dr Geoff Wilson, Karen Darke, Olly Hicks e Jamie Ramsay.

Ele acrescentou: “Este é um projeto de paixão para celebrar a vida do meu falecido pai, o capitão Stanley Monk, que era ele mesmo um explorador e alcançou muitas coisas incríveis durante sua vida.”

A garrafa é a mais recente adição à coleção do Viet que já inclui outras coleções finas e raras de Macallan, incluindo a “Fine and Rare” de 1926. Apenas 40 garrafas do Macallan 1926 foram lançadas, e o Viet possui três. Uma garrafa vendida por quase £ 1,5 milhão em 2019.

matéria originalmente publicada no The Guardian no dia 30 de agosto de 2023

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!