Inverroche lança gin com propósito e pede atenção para a preservação das abelhas

A marca de bebidas Inverroche é uma das pioneiras do movimento de gin artesanal que emergiu na África do Sul na década passada, e o sabor de alguns de seus gins é atribuído ao Fynbos, um arbusto sul-africano.

As abelhas solitárias são vitais para o ecossistema, sendo responsáveis pela polinização de cerca de um terço das culturas alimentares do mundo.Entre elas, o Fynbos. Portanto, sem essas abelhas, que sofreram um declínio de 70% em sua população, o gin da Inverroche perderia sua essência característica e correria o risco de não existir mais.

Assim, a Inverroche lançou uma edição limitada de sua embalagem, batizada de Bee&Bee, que funciona como um “hotel” para as abelhas. As abelhas solitárias da África do Sul são diferentes das abelhas de colmeia. Elas não têm uma colmeia e dependem de locais de nidificação para sobreviver. A embalagem é feita de madeira de eucalipto, espécie invasora na África do Sul.

A construção foi possível graças à colaboração com a Houtlander, uma empresa de carpintaria sustentável, e a organização Working for Water, focada no controle do impacto de espécies vegetais estranhas à flora nativa.

Para garantir que o “hotel” funcionasse, a Inverroche contou com a ajuda da pesquisadora de biodiversidade Chevonne Reynolds. Sob sua orientação, a madeira permaneceu sem tratamento, sem tinta ou verniz. Utilizando um laser para gravar o logo da Inverroche e substituindo parafusos por cavilhas de madeira, a embalagem não é apenas amigável para as abelhas, mas também biodegradável.

sobre o gin

O gin é infusionado com Fynbos do terreno montanhoso do Cape Floral Kingdom, Inverroche Bee&Bee Gin é floral e macio com um tom verde-dourado translúcido.

Aromas delicados que lembram flor de sabugueiro e camomila, lembram as flores de verão, um toque de especiarias, zimbro sutil, casca de limão e alcaçuz.

O produto não está disponível no Brasil mas pode ser adquirido pelo site da marca Inverroche.

Cada caixa possui 112 orifícios, cada um capaz de abrigar uma abelha solitária. Até agora, foram criadas 6 000 embalagens, com potencial para abrigar 672 mil abelhas solitárias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!