Não há quem visite a região basca de Espanha e saia sem conhecer o Kalimotxo, esta bebida tradicional servida por todos os cantos.
O Kalimotxo, pronunciado ‘cali-mot-cho’, é tradicionalmente servido com gelo e uma rodela de limão. Às vezes referida como “Cuba Libre Del Pobre” ou Cuba Libre do pobre, você já tem idade suficiente pra saber que não foram os cubanos que inventaram essa bebida.
Mas a história diz que em 12 de agosto de 1972, nas festividades de San Nicolás de Puerto Viejo de Algorta (Getxo), o grupo organizador ‘Antzarrak’ descobriu que o seu vinho tinto tinha estragado.
Então, um dos homens que trabalhavam no festival, um homem feio chamado Kalimero, decidiu salvar o vinho misturando-o com Coca-Cola, uma combinação que não era inédita, mas ainda pouco conhecida na região.. Funcionou e a bebida foi um grande sucesso.
Kalimero salvou o dia e a cidade decidiu homenageá-lo dando à bebida um nome em sua homenagem. Eles combinaram seu apelido, Kali, com ‘motxo’ (a palavra basca para feio) e voila! Nasceu o Kalimotxo.
A partir de então, a cidade serve a bebida com esse nome em homenagear ao salvador do vinho da festa. Eles combinaram seu apelido, Kali, com ‘motxo’ (a palavra basca para feio) e voila! Nasceu o Kalimotxo. O que a gente não sabe é o quanto Kalimero aprovou essa decisão.
Kalimotxo
75 ml de vinho tinto
75 ml de Coca-Cola
cubos de gelo
rodela de limão
Em um copo longo com cubos de gelo, coloque o refrigerante e complete com vinho tinto. Mexa levemente e finalize com rodelas de limão ou laranja.
Atenção aos cuidados para a escolha do vinho: Fuja dos ruins porque não funcionam mesmo, mas também evite os vinhos bons. O Kalimotxo gosta muita de vinhos de mesa, fáceis e que vai gostar de um gelinho, um gás e uma doçura do refrigerante.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!