Aprenda a preparar o Rocket Starter, drinque do bartender James Guimarães

Antes mesmo de Elon Musk testar seus foguetes que um dia nos levarão para Marte, uma campanha já havia levado a humanidade para um outro planeta. Um mundo onde impera a paz, o dinheiro foi substituído pela gentileza, políticos só podem falar a verdade, as cidades produzem comida e onde se bebe rúcula.

A plataforma de lançamento foi a cozinha de um evento exclusivo. De lá James Guimarães disparou seu foguete para um outro planeta de coisas absolutamente boas. O Rocket Starter foi o veículo no Brasil para a campanha mundial In an Absolut World (Em um mundo Absolut) que, após mais de 25 anos, iria substituir a comunicação da marca sueca.

Na lista de ingredientes vodka, limão, uvas thompson e rúcula. Essa última conhecida como garden rocket em inglês e que ajudou a compor o trocadilho do Rocket Starter. Em uma tradução livre seria a “ignição de foguete/rúcula”. As propriedades das folhas de contribuírem para a saúde em geral e do fígado em especial, tornam aditivo verde a escolha perfeita e inusitada.

Com 37 anos de vida, James Guimarães é referência no mercado em uma trajetória sólida e sempre muito colada no balcão. O começo foi nas boates: Clube Base, Sogo Lounge e Velvet estão na lista. Mas o mergulho na coquetelaria foi mesmo no pioneiro East Kitchen Lounge e de lá o aprendiz logo tornou-se mestre. Com seu Clube do Barman deslanchou uma trajetória ascendente de espalhar aprendizado e boas receitas pelos bares deste nosso planeta e Brasil afora.

De mãos dadas com a Pernod-Ricard James viajou o mundo e se aproximou dos nomes que definem a coquetelaria do nosso tempo, profissionais como o saudoso Dick Bradsell, Dré Masso, Nick Masso, Nick Strangeway e o godfather Dale DeGroff. James é certamente O nome na construção da marca Absolut Vodka no Brasil, mas não parou nisso. Tem no currículo a organização de 3 Grand Prix Havana e ao lado de Lelo Forti criou o Absolut Creative Drinks. Um campeonato hoje adormecido, mas que, de acordo com James, “em breve renascerá”.

Para embarcar Rocket Starter basta procurar um dos diversos balcões onde o drinque é servido e lançar-se rumo a um mundo melhor. Os nomes podem variar, mas a mistura  ainda hoje figura na carta de diversas casas por onde James passeou com seus treinamentos. Uma mistura extraplanetária dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Rocket Starter

50 ml de Absolut Citron
8 uvas thompson
2 folhas de rúcula fresca
5 ml de suco de limão tahiti
½ colher de açúcar

Em uma coqueteleira coloque a uva verde, rúcula, 5 ml de suco de limão tahiti e o açúcar e macere bem. Acrescente cubos de gelo, a vodka e bata vigorosamente. Passe para um copo baixo e sirva.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!