Aprenda a preparar o Martinelli, drinque de assinatura de Ivo Rangel

Entre o final do século XIX e o começo do XX milhares de navios aportaram nos portos brasileiros repletos de imigrantes italianos dispostos a trabalhar e empreender no Brasil. Em uma dessas embarcações chegou Giuseppe Martinelli, um mestre-de-obras em seu país natal que, com seu espírito inovador e arrojado, fez fama, fortuna e ganhou reconhecimento na cidade de São Paulo.

Certamente o maior legado do italiano que se tornou Comendador no Brasil está o edifício que leva seu sobrenome e segue imponente no centro da capital paulista. Para homenagear o homem, seu espírito empreendedor e a audácia de ter construído o primeiro arranha-céu de São Paulo, Ivo Rangel criou o seu Martinelli.

O drinque nasceu inspirado na vista panorâmica do The View e o mar de prédios altos que cobre a cidade de São Paulo. Em sua mistura, Ivo homenageia Martinelli com um Chivas Extra no topo, complementado com uma redução de cerveja preta e xarope de especiarias construídos em uma taça coupe vintage. A decoração fica por conta de um garnish de canela e um zest de limão siciliano, tendo ainda um toque de aroma de chocolate bitter.

Com apenas 28 anos, Ivo Rangel acumula uma relevante experiência de bar. Tudo começou por diversão, como ajudante de bar em um balada em Guarulhos. A primeira oportunidade “a sério” chegou em um convite de Gustavo Bottino, na sequência um curso com Rafael Mariachi e a evolução na profissão foi se consolidando. Na lista de casa, Ivo passou pela rede Tony Romas, no Órbita Bar em Fortaleza, Ume no Amazonas, Boteco Praia no Ceará e The View em São Paulo.

Nos campeonatos, um quarto lugar no Ilha Drinks em Fernando de Noronha além de participações no Monin Cup, Chivas Extra (com o Martinelli) e no primeiro Campeonato de Rabo de Galo. Atualmente, Ivo fará parte da equipe do novo Caulibar, bar em São Paulo sob a liderança de Sylas Rocha.

Quem quiser desconstruir o Martinelli na garganta tem duas opções, construir o drinque desde as suas fundações através da receita ou colar no balcão do Caulibar assim que a casa inaugurar e pedir o seu. Mais um monumento histórico dentre os #365DrinquesDoBrasil.

Martinelli

50 ml de Chivas Regal Extra
25 ml de redução de cerveja preta
15 ml de xarope de especiarias
3 gotas aroma de chocolate bitter
Canela e zest de limão siciliano para a decoração

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e resfrie com uma bailarina. Faça coagem simples para uma taça coupé e borrife o aroma de chocolate. Finalize com a canela e a casca de limão siciliano. 

Receita de redução de cerveja preta

350 ml de cerveja preta espanhola
50 ml de mel
5 gramas de emburana

Em uma panela, misture a cerveja, o mel e a emburana. Leve ao fogo médio e deixe ferver até evaporar o líquido e formar a redução. Espere esfriar e guarde por até 5 dias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!