Aprenda a preparar o Ilha do mel, drinque do bartender Angelo Camargo

Com 25 km das mais belas praias do litoral paranaense, a Ilha do Mel é destino rústico para quem gosta de aproveitar paisagens naturais. Sem estradas ou veículos de tração animal ou motorizados, os caminhos são todos por trilhas de terra. Um ponto turístico que parece congelado no tempo, mas que sabe receber muito bem os visitantes.

Um dentre tantos apaixonados pela exuberância natural da ilha, Angelo Camargo criou o seu drinque Ilha do Mel para reviver no copo um pouco das memórias e do carinho que sentiu em suas visitas ao paraíso no litoral do Paraná.

O licor de café artesanal com suas notas de café e caramelo simboliza o sabor do desjejum no camping, antes de seguir para a praia. O equilíbrio entre acidez e dulçor do abacaxi honra as boas vindas com que todos os nativos recebem os visitantes. Já a base alcoólica é um Jack Daniel’s que sempre está presente na mala de viagem de Angelo. Claro que para um drinque chamado Ilha do Mel, o bartender trouxe ainda um Jack Honey que trás para a memória o passado apicultor da ilha e notas de mel que dão até saudade das praias paradisíacas. Por fim, a acidez do limão e a picância da hortelã simbolizam a natureza e as brisas frescas do fim de tarde.

Foi em 2010 que Angelo Camargo começou sua trajetória na vida noturna, trabalhando no James Bar. Por lá pôde conhecer a rotina de um balcão movimentado e com uma carta de clássicos selecionados por Igor Bispo. Passou então pelo exército e uma loja de shopping. Da experiência militar aprendeu a manter a moral alta para que nada possa lhe derrubar, já como vendedor aprendeu a oferecer o que a clientela procura. Voltou ao balcão no primeiro bar voltado para a coquetelaria em Curitiba, o Le Voleur de Vélo. Na casa, ao lado de Rafael Oliveira, poliu suas técnicas, estudou e trabalhou muito.

Teve ainda sua estréia em campeonatos, no Grey Goose VLR 2014. Levou o terceiro lugar regional e a categoria  “escolha dos bartenders”. Acumula ainda uma passagem pelo Tiger Cocktails ao lado de Igor Bispo e algumas outras casas de Curitiba. Atende atualmente no balcão do Ginger Bar, onde chegou para ser chefe de bar, certamente uma coroação na trajetória.

Quem ficou com vontade de mergulhar no copo do Ilha do Mel, o drinque está na carta do Ginger bar ao custo de R$ 26. Uma combinação paradisíaca dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Ilha do Mel

30 ml de bourbon whiskey
30 ml de Jack Honey
30 ml de licor artesanal de café
30 ml de suco de limão tahiti
5 cubos de abacaxi
6 folhas de hortelã

Junte o abacaxi e a hortelã na coqueteleira e macere. Adicione os demais ingredientes e gelo. Bata vigorosamente. Na sequência coe com o strainer e penere para um Collins com gelo. Guarneça com uma folha da coroa do abacaxi e um ramo de hortelã. Sirva com canudo de papel.

Receita de  licor artesanal de café

300 ml de vodka
300 ml de água mineral
300 g de açúcar refinado
300 g café em grãos

Primeiro faça uma infusão a frio de 300 g de café em grãos em 300 ml de água por 48h. Retire então os grãos, meça a quantidade de líquido restante e reserve. Coloque em uma panela 1 parte de açúcar para uma parte de café até derreter o açúcar. Quando a calda estiver pronta, adicione a infusão de café pronta até dissolver o caramelo. Espere a mistura esfriar e adicione 1 parte de vodka para duas partes de xarope de café.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!